Connect with us
SCTODODIA

SCTODODIA

Pesquisas: tem perfil falso do IPC na rede social

Denis Luciano
IPC

Denis Luciano

Pesquisas: tem perfil falso do IPC na rede social

Pesquisas: tem perfil falso do IPC na rede social

Não satisfeito em criar perfil falso do IPC, autor ainda mantém enquete nos stories e usa identificação visual da Rádio Cidade em Dia. Uma picaretagem só

Começou a aparecer na rede social um perfil intitulado IPC SC Criciúma, que seria do Instituto de Pesquisas Catarinense. “É fake, o IPC não tem esse perfil”, informa o diretor da empresa, Renato Rampinelli.

Na bio do suposto IPC, consta que o perfil é “destinado a pesquisas eleitorais em Criciúma”. E informa, com um erro de Português (o autor da pilantragem não se dá muito bem com nosso idioma) que “resultado (sic) das pesquisas serão publicados diariamente”.

Nos stories, consta apenas uma postagem, a de “estreia”, e logo com uma enquete que pergunta: “se você fosse escolher entre um dos candidatos para votar em Criciúma, qual você escolheria?”.

São oferecidas quatro opções e o mais votado é Ricardo Guidi (PL) com 72%, seguido por Vaguinho (PSD) 24%, Paulo Ferrarezi (MDB) 2% e Arlindo Rocha (PT) 2%. A “pesquisa” do falso IPC não oferece os nomes de Júlio Kaminski (PP) nem de Jorge Godinho (Solidariedade).

E há mais um fator que nos chamou a atenção. A arte utilizada para ilustrar tanto essa postagem quanto o perfil é a mesma que identifica a cobertura de eleições da Rádio Cidade em Dia, com o fundo da tela em azul, uma urna eletrônica encimada pelos dizeres Eleições 2024 e, ao lado, Eleições Municipais.

Portanto, uma fake de quinta categoria. Não sigam esse lixo. Se começaram a seguir, parem e denunciem. Até o momento, há pouco mais de 150 seguidores inscritos.

A propósito do IPC verdadeiro, está no ar a expectativa pela próxima pesquisa para a prefeitura de Criciúma, que deve estar em vias de ser registrada e oferecida ao público na última semana antes da disputa eleitoral.

Continue lendo
Topo