Denis Luciano
Reviravolta na BR-285: não vai ter mais túnel falso
Técnicos do DNIT estudam outra alternativa que se encaixe no orçamento já disponível, para agilizar a conclusão da obra
A especulação que rolou nos bastidores durante o dia foi confirmada na noite desta terça-feira (13) pela deputada federal Geovania de Sá (PSDB). O DNIT está mudando os planos em relação ao arremate das obras de pavimentação da BR-285 na Serra da Rocinha, em Timbé do Sul.
Com amparo técnico, o órgão entende que não será viável a construção do anunciado túnel falso, contrariando o que havia sido anunciado há algumas semanas.
“O DNIT está buscando uma nova alternativa, pois quer viabilizar o reinício da obra já com o orçamento disponível”, esclareceu a deputada, depois de contactar a superintendência do departamento em Santa Catarina. “Talvez não haja espaço para o túnel falso no orçamento. Então, os técnicos estão analisando qual é o método seguro”, completou.
O que se apurou é que o túnel sairia mais caro do que os recursos disponíveis, o que atrasaria mais ainda a obra. Essa alternativa foi apontada como uma solução ao trecho crítico da rodovia para deslizamentos. Ali, faltam pavimentar 150 metros da rodovia mas, mais do que isso, o vital é garantir a segurança dos milhares de veículos que ali passarão diante dos riscos de a encosta ceder.
Enquanto isso, o DNIT providenciou nesta terça a instalação, em um pórtico, das placas que indicam o limite entre Santa Catarina e Rio Grande do Sul, no alto da Serra da Rocinha. No lado gaúcho, a obra da BR-285 está em andamento mas, por ser bastante complexa, deve se estender por até 3 anos em uma extensão de 8 quilômetros.
Mais detalhes nesta quarta-feira (14), no Em Dia com a Cidade, na Rádio Cidade em Dia.