Denis Luciano
Valdomiro na Calçada da Fama e Giovana na mesa diretora
Presidente da Câmara para 2026, Neto Uggioni convidará vereadora do PCdoB para a mesa
O que o craque do passado Valdomiro Vaz Franco e a vereadora Giovana Mondardo têm em comum? Os dois estão, por razões distintas, nos planos do futuro presidente da Câmara de Criciúma. Em visita à Rádio Cidade em Dia nesta terça-feira (15), o vereador Neto Uggioni (PSDB) antecipou algumas novidades.
Primeiro que o seu projeto para criar a Calçada da Fama em Criciúma ganhou corpo. O espaço, que homenageará desportistas e artistas que representam a cidade, agradou tanto que os demais vereadores sugeriram que se tornasse uma política da Câmara.
Nesse embalo, Neto, como autor da ideia, já tem em mente o primeiro homenageado. “Por ocasião do centenário de emancipação, quero que Criciúma eternize uma homenagem ao Valdomiro”. Natural de Criciúma, o ex-jogador começou sua brilhante carreira no Comerciário e brilhou no Internacional, chegando à Seleção Brasileira pela qual disputou (marcando gol decisivo) a Copa do Mundo de 1974.
Segunda novidade: Neto vai convidar a colega Giovana Mondardo (PCdoB) para compor a mesa diretora da Câmara em 2026. Ele já tem definidos, para seu período na presidência, o vice Neri Xavier (União) e o primeiro secretário Daniel Cipriano (PSDB). Sua meta é convencer Giovana a aceitar a parada. Caso ela não tope, a função recairá sobre a atual primeira secretária, Gorete Boaroli (PSDB).
Outra notícia antecipada pelo vereador é a sugestão de homenagem na passarela de acesso ao Parque dos Imigrantes, no Rio Maina. O espaço ganhará o nome de Solange Scotti. Falecida há oito anos, ela foi uma grande lutadora pela cultura, tendo integrado por anos a Fundação Cultural de Criciúma.
Assista a entrevista desta terça no Em Dia com a Cidade: