Denis Luciano
Vereador cutuca comitiva criciumense em Brasília
Obadias Benones mirou prefeito Vaguinho e vereadora Giovana, que visitaram ministérios com projetos para Criciúma
O vereador Obadias Benones (PL) não deu nomes no post que fez, mas nem precisava. “Nada como ver o representante da ‘direita’ agora lado a lado com alguém da esquerda declarada”. Ou seja, o prefeito eleito Vaguinho Espíndola (PSD), que sempre enfatizou ser de direita, merece críticas por estar com a vereadora reeleita Giovana Mondardo (PCdoB) integrada a uma comitiva local que cumpre agendas em Brasília.
E foi além: “conveniência acima de tudo, ideologia acima de nada”.
Explicando: Vaguinho, Giovana, o vice eleito Salésio Lima (PSD), o vereador Toninho da Imbralit (PSD) e o presidente municipal do PCdoB, Rafael Amaral visitaram nesta terça-feira (29) os ministérios das Cidades, dos Esportes e da Ciência e Tecnologia levando pautas da cidade. E continuarão nesta quarta (30), no Ministério da Saúde e na Câmara dos Deputados.
Há uma velha retórica, renovada a cada eleição por alguns e praticada por tantos, de “enrolar as bandeiras partidárias” e ir à luta em conjunto por causas coletivas. Isso se enraizou tanto em Santa Catarina que somos modelo nacional com o Fórum Parlamentar Catarinense, que une todos por pautas nossas. E na Alesc temos a bancada regional do Sul que até já foi mais efetiva, mas lá está para atender em conjunto sempre que acionada.
Discursos como este do vereador apenas abastecem uma base ideológica que nada traz de obras, nem investimentos, muito menos soluções. Apenas faz crescer chamas de ranço. É preciso descer do palanque. Também pudera, o governador Jorginho Mello, líder maior do PL catarinense, é useiro e vezeiro nesta prática: política, sempre.
Mas nem sempre é tempo de política. Ela tem a sua hora, e a hora de agora acabou de passar. Como disse nesta terça cedo à Rádio Cidade em Dia a vereadora Giovana, antes de começar as agendas, “eu sou a única vereadora da cidade com este canal com o Governo Federal. O prefeito eleito está sendo esperto em utilizar, e eu também”.
Vejamos: se ao menos uma das pautas tratadas hoje em Brasília tiver resultado positivo, já não terá sido bom para a cidade? Tratam de conclusão da terceira etapa do Canal Auxiliar, verbas para reformas de algumas e construção de outras Unidades Básicas de Saúde (UBS), um CT para o futebol feminino do Criciúma, um complexo paradesportivo na cidade, a efetivação do Centro Empresarial Leonardo da Vinci e cursos de programadores para jovens.
É bom descer do palanque. A boa política ensina isso. Eleição acima de tudo? Não.