Connect with us
SCTODODIA

SCTODODIA

Vereador que se torna secretário: certo ou errado?

Denis Luciano
Geovana Zanette

Denis Luciano

Vereador que se torna secretário: certo ou errado?

Pelo menos nove vereadores eleitos em outubro na região não estarão nas Câmaras quando o ano legislativo começar, em fevereiro. Eles já estão em prefeituras, em cargos no Executivo.

Não é ilegal. Mas é positivo perante ao eleitor? Cabe a cada um que vai por esse caminho tratar do tema com os seus apoiadores. Alguns reúnem seus times, suas lideranças para debater antes do sim aos prefeitos que fazem os convites.

Muitos casos são autoexplicativos. Tratam-se de técnicos que, convidados para suas áreas, não fogem ao desafio no Executivo.

Teve lei já

Criciúma já teve uma lei que vedava vereadores de serem secretários. Se quisessem desempenhar a função, que renunciassem.

O autor da matéria foi o vereador Ademir Honorato, então do MDB, em 2020. Na ocasião, a Câmara aprovou a lei por unanimidade, o prefeito Clésio Salvaro (à época do PSDB) vetou, a Câmara derrubou o veto e promulgou. Na Justiça, Salvaro conseguiu derrubar a lei.

De volta ao Legislativo, agora pelo PL, Ademir não pensa em voltar com o projeto. Segundo nos conta, pela circunstância política atual e, também, pela perspectiva futura de quem sabe ele mesmo voltar a ter função no Executivo, como teve ano passado como coordenador regional de Infraestrutura.

Atualmente, duas vereadoras de Criciúma estão licenciadas. Tomaram posse no dia 1º e, 24 horas depois, estavam sendo empossadas secretárias pelo prefeito Vaguinho Espíndola (PSD): Dudi Sônego (PSD), na Assistência Social, e Geovana Benedet Zanette (PSD), na Educação. Eleita com 2.033 votos, Geovana está em seu terceiro mandato. Já foi secretária de Educação. Dudi, estreante na Câmara, conquistou cadeira com 1.771 votos.

Dudi Sonego 2

Dudi Sônego, vereadora e secretária de Assistência Social

Geovana é professora experiente, com 30 anos de rede municipal. Dudi é assistente social por formação, e já trabalhou em funções na área no governo Salvaro. Logo, são técnicas.

Outras cidades

Em Balneário Rincão, dois vereadores eleitos foram convidados pelo prefeito Luiz Laurindo (PSD) para estarem no secretariado: Ramires Lino (PSD), reeleito com 520 votos, está de volta à Secretaria de Administração e Finanças. O também reeleito Airton Ferreira (MDB), que fez 503 votos, assumiu a Secretaria de Obras.

Içara tem três vereadores no secretariado da prefeita Dalvania Cardoso (PL): Adilson Bertan (PP) em Obras; Davi Nazário (PL) na Indústria, Comércio e Serviços; e Jairinho Silveira (PSD) na Agricultura. Bertan foi o segundo mais votado da cidade, com 1.363 votos. Davi, o tericeor, com 1.349. Jairinho reelegeu-se com 860 votos.

Em Cocal do Sul, a vereadora Giovana Galato (PP) licenciou-se, a convite do prefeito Ademir Magagnin (PP), para assumir a Saúde. Ela fez 424 votos em outubro.

Mais votado em Urussanga, com 918 votos, Luan Varnier (MDB) não cumpre o segundo mandato no Legislativo. Assumiu a pasta da Saúde, convidado pela prefeita Stela Talamini (MDB).

Continue lendo






Publicidade

Leia também
Topo