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Autoridades disparam contra descarte do túnel falso na Serra da Rocinha

Criciúma

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Autoridades disparam contra descarte do túnel falso na Serra da Rocinha

Imagem: Divulgação

Autoridades disparam contra descarte do túnel falso na Serra da Rocinha

‘Três meses de estudo para concluir que não tem dinheiro e atrasar ainda mais a obra’, reclama prefeito de Timbé do Sul

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A BR-285, no trecho crítico que atravessa a Serra da Rocinha, em Timbé do Sul, se tornou um pesadelo para autoridades locais. Após três meses de estudos, o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) anunciou que o túnel falso, projetado para estabilizar o solo instável nos altos da serra, foi descartado devido à falta de recursos financeiros e orçamentários.

A decisão revoltou autoridades, como o prefeito de Timbé do Sul, Roberto Biava, que está indignado “ao ver mais uma vez o sonho de uma obra esperada há sete décadas se transformar em pesadelo”.

Não é à toa. Recentemente, o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) anunciou mais uma alteração no projeto. O túnel falso foi descartado após três meses de estudos. Segundo o DNIT, a decisão foi tomada por falta de recursos financeiros e orçamentários.

No lugar do túnel, a nova proposta inclui uma cortina de concreto e a aplicação de telas metálicas de alta resistência para conter os deslizamentos de terra, como o que ocorreu em fevereiro de 2024.

Mas a nova decisão revoltou os moradores e líderes da comunidade. “A BR-285 é uma obra esperada há 70 anos pelo município. Infelizmente, obras começaram em 2017 e o prazo máximo para terminar era 2020. Agora, em 2024, a obra não sai do papel. Muito estudo e pouco trabalho”, lamentou o chefe do Executivo.

Ele também lembrou que é preciso conhecer de perto os problemas locais para direcionar soluções. “Primeiro era um túnel falso, agora são telas de contenções. As pessoas que vêm de São Paulo não sabem o que acontece aqui”, criticou o prefeito.

Túnel falso da Serra da Rocinha é inviável financeiramente

Para o DNIT, a escolha pela contenção em vez do túnel foi baseada em critérios financeiros, técnicos e de velocidade de execução. Porém, para Biava, isso é apenas mais uma evidência de descaso com a região.

“Tinha que ser um túnel falso para resolver o problema, mas agora dizem que não têm dinheiro, nem orçamento. De um jeito ou de outro, precisam começar as obras. Faz três meses que estão fazendo estudos”, contabiliza ele, que não esconte a decepção.

“Já era para ter terminado a obra, é decepcionante. Uma obra que era um sonho, virou um pesadelo. O DNIT não dá atenção, não nos dão retorno. Se será feita contenção, que comecem logo”, exigiu.

O DNIT promete concluir o projeto de engenharia da contenção até o final de agosto, mas a população agora permanece cética, temendo que, à exemplo do que já aconteceu, essa seja mais uma promessa vazia.

O sistema de comboios na rodovia, que estava suspenso, só será retomado quando as condições de segurança forem totalmente garantidas.

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