Obras da Serra da Rocinha serão retomadas em outubro
Com aproximadamente 90% do trecho em solo catarinense já concluído, restam cerca de 300 metros para finalizar a pavimentação
Após longo período de espera, e paralisação devido a deslizamentos, as obras na BR-285, na altura da Serra da Rocinha, serão retomadas em outubro. O anúncio foi feito pela deputada federal Geovania de Sá, após o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) confirmar a continuidade do projeto.
A BR-285 é uma das mais importantes rodovias do sul do Brasil, interligando Santa Catarina e Rio Grande do Sul. Em entrevista a Rádio Cidade, a deputada lembrou que a obra é essencial não apenas para o escoamento da produção local, mas para o turismo e o comércio internacional, especialmente no âmbito do Mercosul.
“Estamos acompanhando essa obra desde 2015 e, agora, com a retomada prevista para outubro, estamos muito próximos da conclusão de um trecho que beneficia toda a região”, afirmou.
A obra, que começou em 2016, enfrenta desafios como deslizamentos de rochas, o que levou à revisão de projetos de contenção. Inicialmente, cogitou-se a construção de um túnel falso, mas, segundo o DNIT, a solução escolhida envolve cortinas de concreto e outras técnicas de engenharia para garantir a segurança do trecho sem encarecer o projeto.
Com aproximadamente 90% do trecho em solo catarinense já concluído, restam cerca de 300 metros para finalizar a pavimentação. Além de facilitar o escoamento de produtos, especialmente em direção ao Porto de Imbituba, a BR-285 deve impulsionar o turismo na região, com a Serra da Rocinha sendo comparada à famosa Serra do Rio do Rastro, também em Santa Catarina.
Autoridades disparam contra descarte do túnel falso na Serra da Rocinha