Connect with us
SCTODODIA

SCTODODIA

Proposta de túnel no Morro dos Cavalos segue em análise pela ANTT

Kelley Alves
Tunel Morro Dos Cavalos

Kelley Alves

Proposta de túnel no Morro dos Cavalos segue em análise pela ANTT

Proposta de túnel no Morro dos Cavalos segue em análise pela ANTT

FIESC sugere incorporar a obra às melhorias da BR-101 Sul para aumentar a segurança e resolver gargalo histórico

A Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) está avaliando a proposta encaminhada pela Federação das Indústrias de Santa Catarina (FIESC), que sugere incluir a construção de um túnel no Morro dos Cavalos nas obras da CCR Via Costeira, concessionária do trecho Sul da BR-101.

O objetivo da proposta é eliminar um dos principais pontos de estrangulamento da rodovia, com registros recorrentes de acidentes e deslizamentos, especialmente em períodos de chuvas intensas.

Segundo a ANTT, o pedido está em tramitação e será analisado com base nos critérios técnicos e financeiros. A agência ainda não estipulou um cronograma para a resposta à FIESC. “A proposta segue para a área responsável, que verificará a viabilidade de incorporar o projeto ao contrato de concessão da CCR​”, citou a nota da ANTT.

A CCR Via Costeira, atual concessionária da BR-101 Sul, informou que não pode se posicionar sobre o projeto até que receba um documento oficial da ANTT. Segundo a concessionária, qualquer alteração no contrato de concessão deve ser formalizada pela agência reguladora para que seja executada​. A ANTT por vez afirmou que responderá direto para a Fiesc.

Enquanto a proposta da FIESC é analisada, outras soluções para o Morro dos Cavalos continuam sendo discutidas. O deputado federal Luiz Fernando Vampiro sugeriu um contorno rodoviário como alternativa para melhorar a mobilidade na região, embora a solução enfrente desafios de custo e impacto ambiental​.

Impacto do Morro dos Cavalos na mobilidade e segurança

O trecho do Morro dos Cavalos é conhecido por apresentar uma geografia acidentada, que torna a rodovia vulnerável a deslizamentos e acidentes, especialmente envolvendo veículos de carga. Em abril de 2024, chuvas intensas bloquearam a rodovia por até 48 horas, provocando congestionamentos de até 30 km​. Além disso, acidentes envolvendo caminhões são frequentes, reforçando a necessidade de intervenções urgentes.

A construção de um túnel, como proposto pela FIESC, resolveria esses problemas, criando uma rota segura e direta para os motoristas. O custo estimado da obra é de R$ 1 bilhão, e a FIESC sugere que ele seja diluído ao longo do tempo, dada a longa duração do contrato de concessão da CCR Via Costeira e as tarifas de pedágio mais baixas no trecho Sul da BR-101​.

Com a proposta da FIESC em fase de análise, a expectativa é que a decisão seja tomada no próximo ciclo de revisão quinquenal da concessão da CCR. A pressão de entidades e a recorrência de acidentes na região tornam o projeto de extrema importância para garantir a segurança dos motoristas e melhorar o fluxo de mercadorias entre o Sul do Brasil e outras regiões.

Continue lendo
Clique para comentar

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Topo