Connect with us
SCTODODIA

SCTODODIA

Dengue em SC: Vacinação alcança apenas 16% do público-alvo

Cotidiano
WhatsApp Image 2024 12 04 At 10.09.17

Cotidiano

Dengue em SC: Vacinação alcança apenas 16% do público-alvo

Dado indica que apenas uma pequena parte da população completou o esquema vacinal com duas doses

A vacinação contra a dengue em Santa Catarina segue com cobertura abaixo das expectativas, atingindo apenas 16,7% do público-alvo, composto por crianças e adolescentes entre 10 e 14 anos. O dado, divulgado pela Secretaria Estadual de Saúde (SES) nesta terça-feira (3), indica que apenas uma pequena parte da população completou o esquema vacinal com duas doses.

Baixa adesão à vacinação

De acordo com os números, das 221 mil pessoas previstas para serem vacinadas nas quatro regiões do Estado (Nordeste, Grande Florianópolis, Médio Vale do Itajaí e Chapecó), apenas 37 mil completaram as duas doses da vacina. Já em relação à primeira dose, a cobertura é de 39%, com 86 mil pessoas vacinadas. O Ministério da Saúde estipula uma meta de 90% de adesão para que a vacina seja considerada eficaz no controle da dengue.

Desigualdade na cobertura entre as regiões

A maior adesão foi observada na região Nordeste, a primeira a receber a vacinação, com 54% do público-alvo vacinado com a primeira dose e 26% com as duas doses. Na Grande Florianópolis, onde a vacinação começou em 8 de abril, a cobertura é de 13% para a segunda dose. Já no Médio Vale do Itajaí e na região de Chapecó, que receberam a vacina mais tarde, apenas 10% da população completou o esquema vacinal.

Cenário alarmante

Santa Catarina já registrou 348 mil casos prováveis de dengue em 2024, um aumento de 246% em relação ao ano passado. A situação levou o Estado a declarar emergência em saúde pública, em fevereiro, devido ao crescimento exponencial dos casos. Até o momento, a doença já causou 340 mortes em todo o Estado.

Continue lendo
Topo