Cotidiano
Estrutura da Unidade de Vigilância em Zoonoses é transferida à Funat em Tubarão
A estrutura foi toda revitalizada antes de ser repassada ao novo serviço
Por
Matheus Machado
A Unidade de Vigilância em Zoonoses (UVZ), órgão municipal que é responsável por ações e serviços de monitoramento das populações animais de relevância para a saúde pública, teve sua estrutura transferida para a Fundação Municipal de Meio Ambiente (Funat).
A estrutura foi toda revitalizada antes de ser repassada ao novo serviço que agora ali se concentra, sob a responsabilidade do Programa Bem Estar Animal.
Desta forma, a UVZ, que segue sendo gerida pela Secretaria Municipal de Saúde, conta agora com uma sala administrativa e quatro baias na Funat, onde os animais que, eventualmente, estejam com alguma enfermidade que apresente interesse epidemiológico, ou seja, com potencial para transmitir doenças ao ser humano, serão tratados e abrigados.
Haverá ainda o compartilhamento do centro cirúrgico, caso necessário. “O que muda a partir de agora é que a equipe da UVZ cuidará das questões relacionadas à epidemiologia, ou seja, nos casos de doenças que podem ser transmitidas dos animais ao homem, e a Funat cuidará do Bem-Estar Animal, gerenciando todo o espaço”, explicou a secretária de Saúde Chaiana Esmeraldino Marcon.
A mudança aconteceu na última sexta-feira (30). “O novo espaço já está funcionando e a ideia é de que possamos movimentar este local fazendo mais castrações para poder, assim, melhor atender os animais que temos no município”, concluiu Chaiana, que ainda acrescentou que esta alteração visa atender ao que está previsto na lei do Bem-Estar Animal, com relação à existência um local de referência para estes animais, com equipe com lugar adequado para o atendimento desta população.
A Funat, e, consequentemente, a nova sede da UVZ, ficam localizadas à Rua Antônio Borges, s/nº, em Oficinas, dentro do Parque Natural Municipal Eng.º Marcelo Delpizzo Caneschi, na antiga Clínica do Becker. O telefone de contato da UVZ permanece o mesmo, ou seja (48) 3621-9575, e o WhatsApp (48) 9 8850-3611.