Connect with us
SCTODODIA

SCTODODIA

Exposições abrem para visitação na Casa da Cultura na quarta-feira (17)

Cotidiano

Cotidiano

Exposições abrem para visitação na Casa da Cultura na quarta-feira (17)

Exposições abrem para visitação na Casa da Cultura na quarta-feira (17)

Mostras ficarão em exibição até o dia 6 de agosto

Publicidade

A Casa da Cultura Dide Brandão recebe duas novas exposições na quarta-feira (17), às 19h. A Galeria Mauro Caelum sediará a exposição fotográfica “Manguezoom”, de Romero Dominguez, de Itajaí. Já na Galeria Silvestre João de Souza Júnior estará a mostra “O tempo voa e quem não voa com ele se atrasa”, de Lucas Speranza, o Cenora, de Lages (SC). As mostras foram contempladas no edital de ocupação das galerias e seguirão em exibição até o dia 6 de agosto. A visitação é gratuita e aberta ao público, de terça a sexta-feira, das 9h às 18h30, e aos sábados das 9h às 13h.

Na mostra de Romero Dominguez, o artista direciona o seu olhar para Itajaí a partir de uma perspectiva que se prolifera e se condensa no mangue, na pista de skate da Beira Rio. A exposição reúne imagens que capturam os valores, o comportamento e o movimento de uma geração que habita entre as histórias de tradição do município com uma postura pautada no desafio da novidade.

São 40 fotografias analógicas em preto e branco, que apresentam não apenas 12 anos de trabalho do fotógrafo e produtor audiovisual Romero Dominguez, mas também um diálogo entre o velho e o novo, as fotografias são resultado da junção de técnica analógica com o olhar contemporâneo sobre a cidade de Itajaí.

Já a exposição de Cenora traz obras em grande formato, utilizando no lugar das telas bilhetes de mega-sena e toalhas de mesa como suporte das pinturas, junto a caixas plásticas de feira.  A mostra conta com 18 obras, entre telas e composições pictóricas, com cenas de pessoas passando na rua, suas subjetividades e afazeres, as cercas, a natureza e as memórias pessoais na forma do boi e dos passarinhos, as linhas das cercas delimitando o espaço rural, o facão na cintura, o tema do Contestado.

O título “O tempo voa e quem não voa com ele se atrasa” veio de uma frase no para-choque de um caminhão que abastece a frutaria e remete à outra temática do artista, a relação com o tempo do interior e das grandes cidades, o destino, a vulnerabilidade das pinturas e seus suportes. Realizada pela Ombu produção, além de ser contemplada no edital de ocupação das galerias de Itajaí, a mostra compõe um circuito realizado com recursos do Governo do Estado de Santa Catarina, pela Fundação Catarinense de Cultura [FCC], por meio do Prêmio Elisabete Anderle de Estímulo à Cultura – Edição 2023. A exposição já passou por Joaçaba e Criciúma e finalizará em Lages, em agosto.

Sobre os autores

Romero Dominguez é pós-graduando em Cinema e Mercado Audiovisual na PUCPR, atua no cenário de arte independente e em campanhas de moda em Santa Catarina. O interesse pelo universo da fotografia e produção audiovisual começou em 2009, fotografando campeonatos e viagens de BMX. Em 2012, entrou no curso de Fotografia e em 2014, migrou para a Produção Audiovisual, formou-se em 2017, durante este período trabalhou com grandes produtoras da região.

Lucas Speranza vive em Lages e é um expoente das artes visuais na região serrana. Filho de agricultores que trabalham com varejo de frutas, criou seu ateliê atrás da frutaria, o popular sacolão. Artista autodidata, é integrante do hoje adormecido coletivo “A Catequese. Com o grupo, ainda em Lages, realizou em 2021 a exposição/feira O Labirinto, da qual se destaca a expografia construída inteiramente de caixas plásticas. Em 2023 teve a primeira individual “O Tempo Voa e Quem Não Voa Com Ele Se Atrasa”, com curadoria de Gabi Bresola, exposta no Memorial Meyer Filho em Florianópolis. Integrou outras mostras coletivas, pesquisa pintura e seus desdobramentos a partir da ideia de composições pictóricas.

 

Continue lendo
Clique para comentar

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Topo