Connect with us
SCTODODIA

SCTODODIA

Tubarão está monitorando caminhões de lixo

Cotidiano
Portal SCTODODIA 5 13
Foto: Reprodução

Cotidiano

Tubarão está monitorando caminhões de lixo

Parte da dívida entre prefeitura e empresa foi paga

TUBARAO

Após as críticas da população com relação à coleta de lixo deficitária em Tubarão, a prefeitura passou a fazer fiscalizações e a monitorar os caminhões de lixo que trafegam na cidade por um sistema GPS. A medida serve para poder notificar a Racli Limpeza Urbana em caso do descumprimento do contrato.

Além disso, uma parte da dívida que a empresa tem junto a prestadora de serviço, ainda do ano de 2024, foi paga pela nova administração municipal.

“Pela primeira vez a secretaria irá fazer esse tipo de monitoramento via GPS. Vamos monitorar todos os caminhões, onde estão, onde passaram, qual rua não foi atendida. Vamos colocar na secretaria dois monitores na parede da sala onde vamos cuidar em tempo real, tanto a Racli , que faz a coleta de lixo, como a Versa, que faz a pesagem da à destinação do lixo”, explicou o secretário de Serviços Públicos, Jó Krüger.

O gestor também afirmou que são vários desafios com relação a coleta de lixo, especialmente devido ao contrato antigo, que foi assinado em 2018. “Já identificamos as defasagens do contrato, o que precisa ser refeito para atender a população dentro das conformidades”, disse Krüger.

Nesta semana, a prefeitura já notificou a Racli para normalizar os serviços na cidade. Com isso, em uma futura notificação do município, a empresa já poderá ser multada por não cumprir corretamente o contrato.

A respeito da dívida entre prefeitura e Racli, que girava na casa dos R$ 2 milhões e era referente aos meses de outubro, novembro e dezembro, já teve uma das parcelas paga. A nota de novembro, referente aos serviços prestados a outubro de 2024, foi paga pelo município, que também deixou em dia a primeira nota de 2025.

“No primeiro mês da nova gestão foi pago em dia. A nota dos trabalhos referentes a janeiro, rodou no dia 5 de fevereiro e foi paga um dia depois. Agora, pagamos o mês de novembro que era uma defasagem da antiga gestão”, destacou o secretário.

Continue lendo
Topo