Connect with us
SCTODODIA

SCTODODIA

Vigilância Sanitária fecha comércios em Itajaí

Cotidiano
Vigilancia Sanitaria Fecha Comercios Em Itajai
Foto: PMI/Divulgação/SCTodoDia

Cotidiano

Vigilância Sanitária fecha comércios em Itajaí

O primeiro comércio fechado foi uma padaria, onde o proprietário já havia sido denunciado por falta de higiene em 2023

A Vigilância Sanitária de Itajaí fechou dois estabelecimentos comerciais no bairro São Vicente. O primeiro foi uma padaria onde o proprietário já havia sido denunciado em 2023 pela falta de higiene do local. Em frente à padaria, os fiscais se depararam com uma lanchonete, sem condições de funcionamento devido à sujeira.

No caso da padaria, a Vigilância Sanitária já havia notificado o proprietário há dois anos para que cumprisse todas as normas. Ao realizar a ação nesta segunda-feira (10), devido a outra denúncia, os fiscais constataram a reincidência. Foi evidenciado pão com bolor, mal-acondicionado, que seria transformado em torrada e farinha de rosca, além de materiais para manipulação dos alimentos sujos, entre outras irregularidades. O comércio ficará fechado até que o proprietário regularize a situação.

No estabelecimento em frente, a situação foi descoberta quando os fiscais efetuavam a vistoria na padaria. No local onde são feitos lanches para consumo no local e para entrega, não há condições de funcionamento devido à precariedade, com materiais para preparar os alimentos expostos e próximos a produtos de limpeza, equipamentos como o fogão sem nenhuma higiene, além de tomadas enferrujadas e sujas de gordura.

Além dessa ação, a Vigilância Sanitária de Itajaí voltou a um estabelecimento no Portal I, onde, na última sexta-feira (7), foram feitas apreensões de alimentos vencidos. Dessa vez, foram recolhidos 150 quilos de sebo. O produto era adicionado à carne moída para fazer com que o volume do produto aumentasse, com o intuito de obter vantagem na venda. O material, impróprio para consumo, estava sendo preparado para um restaurante. O dono também havia resposto as prateleiras com produtos vencidos, o que foi recolhido pela Vigilância Sanitária.

Só na fiscalização de sexta-feira, 400 quilos de produtos foram descartados no aterro sanitário de Itajaí, provenientes de outros dois mercados: um no São Vicente e outro no São João. A Vigilância Sanitária reforça que o consumidor deve denunciar todas as situações em que desconfie de irregularidades, tanto no acondicionamento quanto na manipulação para o preparo.

 

Continue lendo
Topo