Floripa: só 2 em 10 vão bem em português e matemática

Avalia Floripa, prova aplicada pelo município com alunos do ensino fundamental, revelou que apenas dois em cada dez alunos da rede municipal têm conhecimento das matérias

Vitor Wolff

Publicado em: 21 de maio de 2025

4 min.

A Avalia Floripa, prova aplicada pela Secretaria Municipal de Educação nas turmas de 2º, 5º e 9º anos do ensino fundamental em Florianópolis, revelou que apenas dois em cada dez alunos da rede municipal têm conhecimento adequado em Língua Portuguesa e Matemática. A avaliação, prevista no Plano Floripa Mais Aprendizagem, foi realizada em abril com questões de múltipla escolha. Diferente do Saeb, que acontece a cada dois anos, o Avalia Floripa ocorre três vezes por ano e tem como objetivo gerar dados mais frequentes sobre o desempenho dos estudantes. A próxima etapa será em julho.

Segundo Karla Hermans, diretora de Educação Fundamental, os resultados permitem que escolas, professores e a Secretaria ajustem estratégias de ensino ao longo do ano, tornando o processo de aprendizagem mais eficaz. Para melhorar os índices, a SME investiu na ampliação da educação integral e aumentou a carga horária semanal de Língua Portuguesa e Matemática de quatro para seis aulas, igualando à média nacional. Também foram intensificadas as ações pedagógicas com apoio direto às escolas e formações voltadas à recuperação de conteúdos não consolidados.

Entre os dados mais preocupantes estão os do 2º ano: 77% dos estudantes demonstraram conhecimento abaixo do esperado, com dificuldades até para ler palavras simples. Para reverter esse cenário, a SME ampliou a jornada integral em 13 das 39 escolas e criou o livro LEIA, voltado para a alfabetização conforme a matriz nacional. A rede também reforçou o apoio pedagógico com foco em alfabetização já na pré-escola, introduzindo atividades com letras e números.

No 5º ano, a avaliação indicou que sete em cada dez alunos ainda apresentam desempenho correspondente ao 3º ou 4º ano, sem domínio de operações básicas como adição e subtração. Como resposta, a Prefeitura implementou ensino em tempo integral quase total para essa turma, com atividades específicas de reforço conduzidas por professores licenciados. Além disso, foi adotado o material Educa Floripa, com foco na recomposição das habilidades esperadas.

Por fim, os dados do 9º ano mostram que apenas 61 de 2.142 alunos atingiram o nível adequado. A grande maioria tem dificuldade com operações simples, como calcular descontos. A SME, como resposta, reforçou a carga horária das disciplinas principais, adotou o mesmo material do 5º ano adaptado para a série e implementou ações de apoio pedagógico com foco em grupos menores. A meta é garantir que os estudantes concluam o ensino fundamental com os conhecimentos necessários para os próximos passos da vida escolar.



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