Connect with us
SCTODODIA

SCTODODIA

Itajaí capacita crianças no combate a dengue

Cotidiano
Programacao Dos Cinemas De Criciuma 20241128 153026 0000
Foto: PMI/Divulgação/SCTodoDia

Cotidiano

Itajaí capacita crianças no combate a dengue

400 crianças foram envolvidas na primeira ação de conscientização e mobilização sobre a dengue

A Unidade Básica de Saúde São João 2 promoveu uma atividade de conscientização e mobilização sobre a dengue na Escola Básica João Duarte, no bairro São João. A ação reuniu mais de 400 alunos de 13 turmas da unidade e teve como objetivo alertar sobre os cuidados para evitar a proliferação do mosquito Aedes Aegypti, principalmente com a chegada do verão.

Durante a atividade, as Agentes Comunitárias de Saúde (ACS) da unidade básica, Rosângela Ramos e Cláudia Cristina Batschauer, abordaram, de forma lúdica, os aspectos em que os alunos podem colaborar no combate ao mosquito da dengue. Entre os ensinamentos estavam o uso de areia nas bordas dos pratos de plantas, além da importância de lavar os potes de água e comida dos animais de estimação frequentemente. Ao final das ações, os alunos receberam um check-list de cuidados a serem realizados em casa.

A atividade é parte de um desafio lançado para as agentes durante treinamento sobre o tema promovido pela Secretaria Municipal de Saúde, por meio da Diretoria de Atenção à Saúde (DAS) e da Diretoria de Vigilância Epidemiológica (DVE). A intenção era mobilizar a comunidade local para combater a doença. “Juntos somos mais fortes e, só assim, com informação e união, vamos minimizar os impactos de uma nova onda de dengue no bairro e na cidade”, destacam as agentes.

Boletim Epidemiológico

Segundo dados do Boletim Epidemiológico da Secretaria de Saúde, no período de 31 de dezembro de 2023 a 26 de outubro de 2024, foram notificados 79.061 casos suspeitos de dengue em Itajaí. Desse total, 47.729, são considerados casos prováveis da doença.

Neste ano, o número de óbitos causados por dengue no município chegou a 39, sendo que 30 dessas mortes são de pessoas acima de 60 anos de idade. Além disso, nove mortes foram de cidadãos residentes do bairro São João.

Continue lendo






Publicidade

Leia também
Topo