Esporte
Barra inaugura seu novo Complexo Esportivo
A inauguração da Arena Barra FC precedeu a disputa do Barra com o Joinville pela segunda rodada do Campeonato Catarinense no domingo (19)
Por
Joca Baggio
Embora o Barra Futebol Clube já tenha mudado para sua nova casa nova em setembro do ano passado, foi no domingo (19) a inauguração oficial do Complexo Esportivo Arena Barra FC. A estrutura, considerada de primeiro escalão no futebol brasileiro, começou a ser construída em 2022 e conta com tecnologias avançadas e assistência total para os atletas. Ao todo, são quatro campos de tamanho profissional para treinamentos, sendo dois degrama sintética e dois com gramado natural, além de um campo sintético reduzido.
Um estádio com capacidade para 5500 pessoas foi construído e, fora dos campos, o complexo esportivo conta com cinco prédios, entre eles um administrativo, um alojamento, um destinado ao apoio ao funcionário, um para saúde e performance e um para o refeitório e estudos. O prédio do alojamento conta com 30 quartos que abrigam quatro atletas cada, com reconhecimento facial para entrada.
A estrutura também conta com área de lazer para os atletas e vista direta para os campos de treino e o prédio administrativo tem um rooftop para eventos com vistas, tanto para o estádio, como para os campos de treinamento. Já o prédio de saúde e performance conta com vestiários para atletas e comissões para todas as categorias do clube, além de academia completa com departamento médico integrado. Esse prédio abriga ainda lavanderia, rouparia, fisiologia, salas de reuniões e a sala da nutrição.
O estádio do Pescador
A Arena tem capacidade para 5.500 pessoas, sendo 5000 cobertas torcedores no espaço do mandante, e 500 pessoas no espaço do visitante. Além dos lugares na arquibancada, o espaço conta ainda com oito camarotes. Para a imprensa, a Arena tem 10 cabines para rádio e TV, plataforma de câmeras, sala para trabalho da imprensa escrita e duas salas para coletivas de imprensa, para mandante e visitante.
A Arena Barra FC recebe os torcedores com catracas com reconhecimento fácil e a segurança é uma prioridade no espaço, com um sistema de monitoramento de câmeras, interligado com a sala de operação e com inteligência artificial para reconhecimento de pessoas que tenham algum impedimento judicial.
Para as estrelas do espetáculo, a Arena Barra FC tem quatro vestiários, podendo abrigar até quatro equipes simultaneamente. Nos vestiários, há um espaço com grama sintética para o início do aquecimento. Há bancos de reservas para os dois times, além de espaços exclusivos para representantes das confederações e Polícia Militar.
Os árbitros também contam com um vestiário exclusivo para eles, assim como o delegado da partida e os representantes da Federação Catarinense de Futebol (FCF) têm salas exclusivas para exercerem suas funções. Em jogos com VAR, a Arena conta com uma sala dedicada aos profissionais do sistema de revisão, além de duas salas dedicadas para as câmeras que focam na linha do impedimento. Para jogos com serviço de antidoping, há uma sala na Arena dedicada aos profissionais que fazem os testes.
Na Arena ainda há serviço de bares e restaurantes para visitantes e mandantes, celas para eventuais baderneiros e um amplo espaço para expansão.