Futebol
Criciúma aguarda aprovação do PL sobre meia-entrada feminina
Criciúma Esporte Clube se posiciona sobre o Projeto de Lei 168/23, que garante meia-entrada para mulheres em jogos de futebol
O Criciúma Esporte Clube se posicionou sobre o Projeto de Lei 168/23, aprovado pela Comissão de Defesa dos Direitos da Mulher da Câmara dos Deputados, que garante às mulheres o direito de pagar meia-entrada em jogos de futebol. O projeto, de autoria da deputada Sâmia Bomfim (PSOL-SP), propõe que o benefício seja válido para 50% dos ingressos disponíveis em cada partida de futebol.
Atualmente, a meia-entrada é um direito assegurado a estudantes, idosos, pessoas com deficiência e jovens de 15 a 29 anos em situação de vulnerabilidade. Com a aprovação do projeto, as mulheres também poderão contar com a meia-entrada, o que, segundo a relatora da proposta, deputada Jack Rocha (PT-ES), visa ampliar a presença feminina nas arquibancadas e valorizar o futebol feminino.
“Promover a redução de 50% no preço dos ingressos, como forma de ampliar a presença feminina nas arquibancadas dos estádios brasileiros, significa, também, valorização da modalidade de futebol feminino, visando mais reconhecimento e apoio às protagonistas do esporte”, afirmou a deputada.
A medida também tem como objetivo combater a percepção sociocultural de que o futebol é um esporte predominantemente masculino, incentivando a participação de meninas e mulheres nas arquibancadas e nas equipes. A relatora destacou que a medida é uma forma de reconhecimento e apoio às mulheres, que muitas vezes enfrentam preconceito e discriminação no ambiente esportivo.
Apesar de o projeto ter sido aprovado pela Comissão de Defesa dos Direitos da Mulher, o Criciúma Esporte Clube informou, por meio de sua assessoria de imprensa, que se manifestará oficialmente sobre o assunto apenas após a aprovação do projeto pelo Senado.