Um turista argentino foi multado em Florianópolis por transportar cinco crianças na caçamba de sua caminhonete, na Praia do Campeche, na noite de sexta-feira (10). O veículo foi abordado pela Polícia Militar Rodoviária (PMRv) em frente ao posto 19, na SC-405. Detalhes sobre o grau de parentesco entre o motorista e as crianças não foram divulgados.
De acordo com informações da PMRv, o motorista precisou realizar três viagens para transportar as crianças com segurança até seus destinos. O ato, além de perigoso, contraria as normas estabelecidas pelo Código de Trânsito Brasileiro (CTB).
Transporte de crianças na caçamba é infração grave
O artigo 235 do CTB classifica como infração grave o transporte de crianças na caçamba de caminhonetes e outros veículos similares. A prática é considerada extremamente arriscada, pois expõe os menores a perigos significativos, como acidentes e outros imprevistos.
Além disso, a legislação exige que as crianças sejam transportadas em equipamentos de segurança adequados à sua faixa etária, como cadeirinhas ou bebê conforto. A multa aplicada ao motorista também resultou na perda de pontos na carteira de habilitação.