O transporte coletivo de Blumenau registrou, desde janeiro, mais de 1,2 mil cartões bloqueados por uso indevido. O número supera todos os anos anteriores: foram 886 bloqueios em 2024, 927 em 2023 e 1.050 em 2022, segundo a Secretaria Municipal de Trânsito e Transportes (SMTT).
A irregularidade se repete em todos os casos: o uso dos cartões das modalidades estudante, livre e melhor idade por pessoas que não são as titulares. Os veículos da frota contam com biometria facial instalada nas catracas, sistema que identifica automaticamente divergências entre o usuário e o titular do cartão.
De acordo com o secretário de Trânsito e Transportes, Fabio Campos, a maior parte das fraudes envolve cartões de estudante, utilizados por familiares e amigos que tentam acessar o benefício de meia passagem.
A Prefeitura reforça que os cartões são pessoais e intransferíveis e que o uso irregular prejudica o sistema de transporte público como um todo, que funciona com base em regras de equidade e garantia legal de gratuidades e descontos.
Atualmente, Blumenau oferece três modalidades de benefícios: passe escolar (meia tarifa), passe livre e melhor idade (gratuidade). Ao identificar inconsistências, operadores avaliam as imagens registradas e efetuam o bloqueio: 30 dias na primeira infração e 60 dias em caso de reincidência.
FIQUE BEM INFORMADO:
Fique por dentro do que acontece em Santa Catarina!
Entre agora no nosso canal no WhatsApp e receba as principais notícias direto no seu celular.
👉Clique aqui e acompanhe.