A Associação Empresarial de Tubarão (ACIT) recebeu nesta segunda-feira (3) representantes do setor público e privado para a apresentação do cronograma de ações da nova concessionária responsável pela administração do Aeroporto Regional Sul Humberto Bortoluzzi, em Jaguaruna. O encontro, promovido pela Federação das Associações Empresariais de Santa Catarina (Facisc) em parceria com a Secretaria de Portos, Aeroportos e Ferrovias do Estado, marcou um novo capítulo na gestão do terminal, que passará a operar sob o modelo de Parceria Público-Privada (PPP).
O secretário de Portos, Aeroportos e Ferrovias, Beto Martins, destacou que a partir de janeiro as tratativas relacionadas ao aeroporto passam a ser diretamente com a concessionária. “O Estado assume o papel de fiscalizador. Temos um contrato e vamos cobrar o cumprimento de cada etapa. As obras estão previstas dentro de um cronograma contratual e o atual contrato de administração se encerra em 21 de dezembro”, afirmou.
Durante o encontro, o presidente da ACIT, Alexsandro da Cruz Barbosa, ressaltou a importância da transição para o desenvolvimento regional. “O aeroporto é uma conquista construída ao longo dos anos pelas associações empresariais do Sul e representa uma oportunidade de crescimento para toda a região”, disse.
O vice-presidente regional Sul da Facisc, Pedro Kuesnicow, reforçou que o setor empresarial continuará acompanhando o andamento do processo. “Esperamos que os próximos passos sejam cumpridos conforme o planejado e seguiremos atentos às ações da nova gestão”, afirmou.
De acordo com o CEO do Consórcio Regional Sul Airport, Eglon Buraseska, a empresa pretende atender às expectativas da comunidade com responsabilidade e eficiência. “A sociedade espera avanços e nós também queremos entregar resultados. O potencial do aeroporto é enorme, e vamos trabalhar para concretizar esse desenvolvimento”, garantiu.
O cronograma apresentado prevê investimentos ambientais a partir de 2026 e estruturais em 2027, consolidando o processo de modernização do principal terminal aéreo do Sul catarinense.
FIQUE BEM INFORMADO:
📲 Fique por dentro do que acontece em Santa Catarina!
Entre agora no nosso canal no WhatsApp e receba as principais notícias direto no seu celular.
👉 Clique aqui e acompanhe.