Justiça Eleitoral leva serviços itinerantes a moradores de cidades da região da Amurel

Programa “Justiça Eleitoral em Movimento”, promovido pela 33ª Zona Eleitoral, leva atendimento a eleitores de Sangão e Jaguaruna.

Leticia Matos

Publicado em: 15 de outubro de 2025

4 min.
Justiça Eleitoral leva serviços itinerantes a moradores de cidades da região da Amurel. - Foto: Reprodução/SCTODODIA

Justiça Eleitoral leva serviços itinerantes a moradores de cidades da região da Amurel. - Foto: Reprodução/SCTODODIA

A Justiça Eleitoral está se aproximando dos moradores das comunidades mais distantes da região com o programa “Justiça Eleitoral em Movimento”, uma iniciativa da 33ª Zona Eleitoral, que abrange os municípios de Tubarão, Pedras Grandes, Sangão, Treze de Maio e Jaguaruna. A ação tem como objetivo facilitar o acesso dos eleitores aos principais serviços do cartório eleitoral, como a emissão do primeiro título, transferência de domicílio e regularização de pendências cadastrais.

Nesta terça-feira (14), o programa começou em Sangão e segue até sexta-feira (17), com atendimentos realizados na Câmara de Vereadores do município, das 13h30 às 17h30. Na próxima semana, entre os dias 21 e 24, será a vez de Jaguaruna receber a estrutura do projeto, também na Câmara de Vereadores, no mesmo horário de funcionamento.

O chefe do cartório da 33ª Zona Eleitoral, Ricardo Leonetti, explica que o programa visa antecipar os atendimentos e evitar filas longas nos meses que antecedem as eleições de 2026.

“Nós já estamos preparando as eleições de 2026. O objetivo é antecipar o atendimento para que o eleitor não deixe tudo para a última hora. Em 2026, o cadastro eleitoral será encerrado no dia 6 de maio, e queremos evitar as filas de mil pessoas por dia que costumam ocorrer nesse período”, destacou Leonetti.

O chefe de cartório reforça ainda que o processo é simples e gratuito. Para ser atendido, basta levar um documento oficial com foto e um comprovante de endereço — que pode ser apresentado digitalmente, por exemplo, por mensagem de aplicativo.

“A Justiça Eleitoral não quer criar burocracia. Nosso intuito é facilitar o acesso do cidadão. O documento fica pronto na hora e o atendimento é rápido”, completa.

A iniciativa, que é realizada sempre em anos ímpares, busca descentralizar o atendimento e levar a Justiça Eleitoral até as comunidades, garantindo que todos os eleitores possam estar em dia com suas obrigações antes do fechamento do cadastro.

Confira a reportagem do jornalista Matheus Machado, da Rádio Cidade Tubarão.


FIQUE BEM INFORMADO:
📲 Fique por dentro do que acontece em Santa Catarina!
Entre agora no nosso canal no WhatsApp e receba as principais notícias direto no seu celular.
👉 Clique aqui e acompanhe.



× SCTODODIA Rádios