A ponte próxima ao Clube São Geraldo, no bairro Passo do Gado, em Tubarão, permanece interditada desde julho, por determinação da Defesa Civil, e as obras de reconstrução ainda não foram iniciadas. Mesmo após a retirada das madeiras antigas em setembro, os trabalhos seguem parados devido a atrasos na contratação do material necessário para a nova estrutura.
De acordo com informações da repórter Anna Luiza Siqueira, o impasse ocorreu porque a primeira empresa vencedora da licitação foi desclassificada por não apresentar as certidões negativas exigidas em lei. O material a ser utilizado é uma madeira especial tratada, fornecida apenas por empresas certificadas, o que aumentou a complexidade do processo.
Material deve chegar em até 15 dias
A situação começou a se destravar nesta semana, com a emissão da nova Autorização de Fornecimento. Segundo o secretário adjunto de Infraestrutura, Arthur Britzke, a madeireira contratada tem até 15 dias para entregar o material à Prefeitura.
“O processo de contratação demandou mais tempo devido à especificidade da madeira, que é tratada e fornecida apenas por empresas especializadas. A primeira empresa não possuía todas as certidões negativas, o que impossibilitou a contratação. Agora, com a nova autorização emitida, a madeireira tem até 15 dias para a entrega, e logo após isso iniciaremos os trabalhos de construção da nova ponte”, explicou Britzke.
Comunidade afetada
Enquanto as obras não recomeçam, moradores seguem enfrentando grandes desvios, principalmente para acessar outras comunidades. A interdição tem impactado o cotidiano da comunidade, que depende da travessia para deslocamentos diários.
FIQUE BEM INFORMADO:
📲 Fique por dentro do que acontece em Santa Catarina!
Entre agora no nosso canal no WhatsApp e receba as principais notícias direto no seu celular.
👉 Clique aqui e acompanhe.