Connect with us
SCTODODIA

SCTODODIA

Apagões em Florianópolis geram investigação do MP

Justiça
Download 21
Foto: Reprodução/SCTodoDia

Justiça

Apagões em Florianópolis geram investigação do MP

Segundo a Celesc, os apagões foram causados pelo contato de vegetação com a rede elétrica, descartando sobrecarga pelo aumento do consumo

Nos dias 31 de dezembro de 2024 e 1º de janeiro de 2025, cerca de 10 mil unidades consumidoras na região central de Florianópolis foram afetadas por três apagões, causando transtornos durante as comemorações do réveillon. Diante das inúmeras reclamações, o Ministério Público de Santa Catarina (MPSC) abriu uma investigação para apurar as falhas e exigir transparência da Celesc. A concessionária prestou esclarecimentos nesta terça-feira (18) em reunião com a 29ª Promotoria de Justiça da Capital.

Segundo a Celesc, os apagões foram causados pelo contato de vegetação com a rede elétrica, descartando sobrecarga pelo aumento do consumo. A empresa afirmou que a região central nunca teve histórico de problemas nesse período e anunciou o reforço da manutenção preventiva, incluindo podas mais frequentes. Atualmente, há dois caminhões exclusivos para esse serviço em Florianópolis, e uma nova poda foi realizada em fevereiro. Além disso, a companhia destacou investimentos para ampliação das subestações na Ilha e a disponibilidade de equipes em turno integral nos bairros Capoeiras e Itacorubi para agilizar o atendimento.

O promotor de Justiça Wilson Paulo Mendonça Neto destacou que o MPSC busca proteger os direitos dos consumidores, que demonstraram grande insatisfação com os apagões. Ele ressaltou que, independentemente da causa do problema, a Celesc deve prestar esclarecimentos à população e adotar medidas preventivas para evitar novas falhas em períodos de grande demanda, como festas e eventos de grande porte.

Continue lendo
Topo