Justiça
Criciúma: Homem é condenado a 13 anos por ataque à ex-mulher
Homem é condenado a 13 anos por tentativa de homicídio em caso de violência doméstica em Criciúma. Crime ocorreu em dezembro de 2023
Um homem de 34 anos foi condenado pelo Tribunal do Júri da Comarca de Criciúma nesta terça-feira (26) a 13 anos, sete meses e dez dias de prisão em regime fechado por tentativa de homicídio triplamente qualificado. O crime ocorreu na madrugada de 18 de dezembro de 2023, em mais um caso de violência doméstica registrado em Santa Catarina.
Segundo o Ministério Público de Santa Catarina (MPSC), o réu, que era usuário de drogas, invadiu a residência da ex-mulher e a atacou com uma faca enquanto ela dormia ao lado da filha de sete anos. A tentativa de homicídio só não foi consumada devido à reação da vítima, que conseguiu chutar o agressor, aos gritos de socorro da filha e ao fato de a faca ter quebrado durante o ataque. O homem fugiu do local sem concluir o crime.
A vítima, que havia encerrado o relacionamento de sete anos devido ao envolvimento do réu com drogas, foi socorrida e encaminhada à Unidade de Pronto Atendimento (UPA) com ferimentos graves no braço e na perna.
Durante o julgamento, a Promotora de Justiça Substituta Greice Chiamulera Cristianetti destacou as três qualificadoras que agravam a pena do réu: feminicídio, por ter sido cometido contra mulher em contexto de violência doméstica; motivo torpe, pela insatisfação do agressor com o término do relacionamento; e o recurso que dificultou a defesa da vítima, surpreendida enquanto dormia.
O ataque também ocorreu na presença da filha do casal, um agravante que, embora não configure crime autônomo, foi levado em consideração para o aumento da pena.