Justiça
Demolição do estaleiro arataca marca fim de décadas de abandono em Florianópolis
A demolição iniciou nesta terça-feira (13)
Na manhã desta terça-feira (13), o Estado de Santa Catarina iniciou a demolição do antigo estaleiro Arataca, localizado sob a cabeceira insular da ponte Hercílio Luz, em Florianópolis. A medida foi tomada após o Ministério Público de Santa Catarina (MPSC) conseguir, em julho, uma liminar que determinava a demolição e limpeza do local em até 60 dias, sob pena de multa de R$ 100 mil em caso de descumprimento.
A decisão foi impulsionada pela 30ª Promotoria de Justiça da Capital e acolhida pela 3ª Vara da Fazenda Pública, que considerou a demolição a única solução viável para garantir a segurança e saúde públicas. O estaleiro, abandonado por décadas, estava em risco iminente de desabamento e se tornou um ponto de acúmulo de lixo, sendo frequentado por usuários de drogas, o que aumentava as preocupações com a segurança da população.
Em 2006, o Ministério Público havia solicitado a restauração do estaleiro por meio de uma ação civil pública, mas o pedido foi negado pelo Judiciário, que considerou a demolição a única opção devido ao estado avançado de deterioração do prédio. As ações de demolição e limpeza do local estão programadas para continuar até sábado (17).