Prioriza: MPSC define coletivamente demandas do Sul
A proposta é que, por meio de encontros regionais, os membros do MPSC debatam, analisem dados e escolham, de forma colaborativa, os desafios mais urgentes a serem enfrentados em cada território

Por
Leticia Matos

Promotores e promotoras de Justiça das comarcas de Armazém, Braço do Norte, Capivari de Baixo, Garopaba, Imaruí, Imbituba, Laguna e Tubarão estão reunidos, nesta segunda-feira (25) na UniSul em Tubarão, para definir coletivamente as prioridades de atuação institucional do Ministério Público de Santa Catarina na região. Por meio do programa Prioriza, o MPSC busca descentralizar a definição das prioridades institucionais e coloca os Promotores e Promotoras de Justiça no centro das decisões.
No cronograma, sob comando da Procuradora-Geral de Justiça Vanessa Wendhausen Cavallazzi, ocorre a apresentação dos coordenadores dos Centros de Apoio Operacional e a dinâmica de priorização temática em salas temáticas conforme as áreas de atuação do MPSC.
São apresentados dados, debate, reflexão, identificação dos temas prioritários por região. Conforme Cavallazzi, a proposta é que, por meio de encontros, os membros do MPSC debatam, analisem dados e escolham, de forma colaborativa, os desafios mais urgentes a serem enfrentados em cada território.
A Procuradora-Geral de Justiça destaca que as reuniões são um momento importante de reconexão e promoção de debates a partir da escuta do Promotor de Justiça a partir da realidade local. ”Tenho falado muito que não se faz Ministério Público longe da sociedade. Nós precisamos nos reconectar também com a sociedade e aproximar necessidades da comunidade com as prioridades de atuação regional e local. Isso faz com que o impacto que a gente causa na vida das pessoas seja potencializado”, ressalta.
MPSC Prioriza
Objetivos do MPSC Prioriza:
- Incorporar demandas regionais:O programa permite que o Ministério Público conheça de perto as particularidades de cada região, garantindo um atendimento mais eficaz e próximo da população.
- Promover o diálogo:Através de encontros com promotores e a sociedade, o Prioriza cria um canal de escuta para que as necessidades sejam expressas “de baixo para cima”.
- Definir prioridades institucionais:Com base nas informações recolhidas, são definidas as prioridades de atuação do MPSC para os anos seguintes, orientando o planejamento estratégico e o Plano Geral de Atuação (PGA).
- Resolver problemas efetivos:O programa visa a solução de problemas concretos das comunidades, como o tráfico de entorpecentes, questões ambientais e de direitos humanos, que são relevantes para os locais.