Justiça
Urussanga condenada a reduzir fila de espera para psicólogos
Urussanga é condenada a reduzir fila de espera para psicólogos em até 60 dias. Decisão busca garantir direitos de saúde mental
O município de Urussanga foi condenado a reduzir em até 60 dias a fila de espera para atendimentos psicológicos, realizados pelas secretarias de Saúde e Educação. A decisão foi proferida pela 1ª Promotoria de Justiça, após ação civil pública ajuizada para assegurar direitos relacionados à assistência social e à saúde.
Em abril deste ano, a fila de espera contava com 240 pacientes, incluindo 54 crianças e adolescentes, com um tempo estimado de atendimento de 192 dias. O Promotor de Justiça Eliatar Silva Junior destacou a importância da medida para garantir o atendimento em saúde mental, dada a crescente demanda por psicólogos.
A sentença, emitida em 1º de agosto, ainda não é definitiva, aguardando o prazo legal para possíveis recursos do município. A investigação, iniciada pelo Ministério Público após informações do Conselho Tutelar sobre dificuldades na proteção e acompanhamento psicológico, levou à abertura de um inquérito civil e, posteriormente, à ação civil pública.