Mundo
Leão XIV reabre o apartamento papal no Vaticano
Residência estava fechada desde a morte do Papa Francisco
Ao final da oração do Regina Caeli, neste domingo (11), o Papa Leão XIV reabriu o apartamento papal do Palácio Apostólico, removendo os selos colocados na tarde de 21 de abril, após a morte do Papa Francisco.
Segundo o Vaticano, a reabertura ocorreu na presença do Camerlengo da Santa Igreja Romana, cardeal Kevin Joseph Farrell; do secretário de Estado, cardeal Pietro Parolin; do substituto para os Assuntos Gerais, dom Edgar Peña Parra; do secretário para as Relações com os Estados e Organizações Internacionais, dom Paul Richard Gallagher; e do regente da Casa Pontifícia, monsenhor Leonardo Sapienza.
Tradicionalmente, o papa reside no Palácio Apostólico, onde ficam os suntuosos apartamentos particulares do pontífice, juntamente com o escritório de onde ele despacha.
Francisco, no entanto, não morou no Palácio Apostólico durante seu papado. Ele decidiu se instalar em um apartamento considerado mais modesto na Casa Santa Marta, que serve de hospedagem para membros do clero em visita a Roma —e utilizada pelos cardeais eleitores do conclave durante o isolamento. Leão XIV ainda não revelou onde vai morar durante seu papado.