Connect with us
SCTODODIA

SCTODODIA

Confira as promessas de Estêner Soratto (PL) durante o debate da Rádio Cidade

Política
Confira as promessas de Estêner Soratto (PL) durante o debate da Rádio Cidade
Foto: Luiza Salvador

Política

Confira as promessas de Estêner Soratto (PL) durante o debate da Rádio Cidade

Veja as declarações do político candidato a prefeito de Tubarão.

Durante o primeiro debate com os candidatos à prefeitura de Tubarão realizado na última sexta-feira (16) pela Rádio Cidade, Estêner Soratto (PL) respondeu algumas importantes questões levantadas pelo portal SCTodoDia. Confira o que disse o político sobre os seguintes temas:

Proteção e Defesa Civil

Soratto afirmou que para solucionar as questões referentes à cheias no município, pretende acompanhar de perto a atualização do projeto de redragagem do Rio Tubarão, que deve ser feito pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). “Vamos acompanhar e sugerir em conjunto com o Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio Tubarão o que deve ser feito e atualizado”, disse Estêner. Ele também afirmou que pretende dar mais atenção a micro e macrodrenagem, efetuando limpezas nas canalizações existente no município e das valas de forma periódica. “Vamos elaborar um plano de macrodrenagem e estabelecer um prazo para ser executado em 5 ou 10 anos”, confirmou. Por fim, pretende providenciar a instalação de bombas nos bairros KM 60, Bom Pastor, Madre e Dehon.

Infraestrutura

Soratto afirmou que pretende criar a Secretaria de Urbanismo e Planejamento, justamente para planejar as primeiras ruas que serão pavimentadas, começando pelos bairros mais distantes. “Aquelas que passam mais veículo, serão prioridade para receber pavimentação”, alegou.

Mobilidade Urbana

O candidato explanou suas ideias sobre a mobilidade de quem pretende trafegar no entorno da ponte Stélio Cascaes Boabaid após a sua liberação. “Assim que a ponte for liberada vamos contratar uma empresa especialidade em mobilidade urbana para que se faça o planejamento”. Haverá necessidade de asfaltar a Rua Lauro Müller, em frente ao quartel”, prometeu. Ele também citou que pretende promover um estudo para averiguar se o tráfego nas pontes Orlando Francalacci e Paulo Osny May seguem em mão única ou se passa a ser duplo sentido.

Iluminação Pública

Soratto falou que Tubarão paga uma das taxas mais caras quando o assunto é iluminação pública. “Este foi um dos escândalos de corrupção que assolou nossa cidade. Vamos pedir ajuda para o Observatório Social, Ministério Público e universidade, para que se faça uma grande revisão de todo o sistema de iluminação. Desde a taxa até o serviço que está sendo feito”, concluiu.

Desenvolvimento Econômico

Nos blocos de réplica e tréplica, Soratto abordou a questão econômica do município, que nos últimos anos foi superado pela cidade de Içara. Ele afirmou que pretende conversar com organizações como ACIT e CDL para verificar a mão de obra que está mais defasada e promover cursos de qualificação através da prefeitura, para contar com profissionais capacitados para desempenhar as respectivas funções nas empresas. Ele busca apresentar a cidade a grandes grupos econômicos e empresários, trazendo empresas e indústrias para a região do município.

Saúde

Questionado se a solução para o déficit anual do Hospital Nossa Senhora da Conceição (HNSC) foi um “embarrigamento”, Estêner afirmou que o Governo do Estado assinou com contrato com a Rede Santa Catarina, administradora do hospital, constatando que cerca de R$ 8,4 milhões serão pagos até dezembro. “Comigo prefeito, é compromisso: nós vamos abrir a UPA 24 horas em até 6 meses!”, declarou Soratto, alegando que a Unidade pode contribuir no desafogamento do HNSC. Ele ainda disse que anualmente o Estado destina R$ 130 milhões ao hospital de Tubarão, e que manterá a prefeitura e a Câmara de Vereadores próxima à gestão do HNSC para monitorar essa quantia. “O déficit não é tão grande porque existe uma renúncia fiscal que permite que o hospital pague menos impostos”, ressaltou.

Educação

Soratto destacou que atualmente uma única escola oferece turno integral aos alunos em Tubarão. Seu objetivo à frente da gestão é realizar um levantamento com todas as escolas que tenham condições de exercer o turno integral e mapear onde existe mais empresas ao redor das instituições. “Vamos proporcionar segurança aos pais e mães que precisam deixar os filhos o dia todo na escola. Esse é o nosso compromisso!”, destacou.

Meio Ambiente e Sustentabilidade

O candidato ressaltou sobre o programa IPTU Verde, que fornece benefícios para as famílias que tem em suas casas equipamentos de aproveitamento de águas das chuvas ou energia solar. “Quem tem isso, acaba recebendo um desconto no pagamento do imposto. Infelizmente, ou por falta de conhecimento ou por não ser um benefício atrativo, o tubaronense não usa muito esse programa. Nós vamos revisar o programa, para que seja mais atrativo e as pessoas usem o benefício”, prometeu. Ele também pretende arborizar a cidade a zona urbana, incentivando um melhor paisagismo e atuar na preservação do meio ambiente. Soratto ainda falou sobre reestruturar a Fundação de Meio Ambiente de Tubarão (Funat) e ainda pretende tomar uma decisão se a direção do Bem-Estar Animal continua na atual fundação ou se é realocada para a pasta da Saúde.

Estes foram alguns tópicos abordados por Estêner Soratto durante o debate da Rádio Cidade em parceria com o SCTodoDia. As promessas e falas dos candidatos Carlos Stüpp (PSDB) e Maristela Francisco (PT) também serão veiculadas neste portal.

Continue lendo
Topo