Siga nas redes
SCTODODIA

SCTODODIA

Guarda Municipal e monitoramento são debatidos em SJ

Política
2025061815323517502715552e80f0
Foto: Reprodução/Câmara de Vereadores de São José

Política

Guarda Municipal e monitoramento são debatidos em SJ

Entre os assuntos debatidos na Câmara estavam o reforço da Guarda Municipal, o uso de câmeras de videomonitoramento e a realização de rondas em escolas

A secretária de Segurança, Defesa Civil e Trânsito de São José, Andrea Grando, participou de uma sessão na Câmara Municipal nesta quarta-feira (18), a convite da Comissão de Segurança Pública. Durante o encontro, ela respondeu às perguntas dos vereadores Adair Tessari, Alexandre Cidade e Sanderson de Jesus, além de outros parlamentares presentes. Entre os assuntos debatidos estavam o reforço da Guarda Municipal, o uso de câmeras de videomonitoramento e a realização de rondas em escolas e outros locais do município.

Ao ser questionada sobre a Guarda Municipal, Andrea explicou que os candidatos aprovados no concurso público devem iniciar o curso de formação no segundo semestre deste ano. A expectativa é que, após concluírem o curso, eles comecem a atuar nas ruas no início de 2026. Atualmente, a Guarda Municipal de São José conta com 109 agentes, que atuam em regime de escala para cobrir as demandas da cidade.

Outro ponto discutido foi o sistema de videomonitoramento. A secretária informou que o município possui 389 câmeras em funcionamento e que a aquisição de mais 40 está prevista para os próximos dias. No entanto, ela destacou como entrave a falta de integração entre os sistemas de diferentes municípios e estados, o que compromete a efetividade da troca de informações. O presidente da comissão, vereador Adair Tessari, finalizou apontando que o sistema de segurança ainda enfrenta deficiências e precisa de avanços estruturais para melhorar sua atuação.

QUER SUGERIR UMA NOTICIA
Continue lendo
Topo