Siga nas redes
SCTODODIA

SCTODODIA

Içara relembra 20 anos de queda de prédio dos Correios

Criciúma
Icara Relembra 20 Anos De Queda De Predio Dos Correios Scaled

Içara relembra 20 anos de queda de prédio dos Correios

Tragédia deixou quatro mortos, 12 sobreviventes e marcou a história do Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina

CRICIUMA

Neste domingo (10), Içara, no Sul de Santa Catarina, relembra os 20 anos do desabamento do prédio dos Correios, uma das ocorrências mais marcantes da história do município e do Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina (CBMSC). A tragédia, registrada em 10 de agosto de 2005, deixou quatro mortos e 12 pessoas resgatadas com vida.

O edifício, de cinco pavimentos, colapsou sobre o subsolo e o térreo, reduzindo seis metros de estrutura a apenas um metro. O acesso às vítimas exigiu que bombeiros arrombassem paredes e lajes, já que portas e janelas estavam bloqueadas pelos escombros. Ao todo, 99 bombeiros participaram do resgate, que contou com apoio de civis, prefeitura e empresas locais.

O último sobrevivente foi retirado por volta das 15h10 do dia 10. Três corpos foram encontrados ainda naquele dia, e o último, de um idoso, somente na manhã de 12 de agosto, após a demolição das partes instáveis da construção. Durante a madrugada do dia 11, o risco de novo colapso chegou a interromper o trabalho por algumas horas.

Relatos de militares que participaram da operação destacam a carga emocional e o perigo constante. “Foi a pior ocorrência da minha vida. O medo era real, porque qualquer movimento podia provocar novo desabamento”, lembra o sargento Laercio Pedroso. Houve também momentos de esperança, como o resgate de uma vítima localizada após contato por telefone com o marido.

Para o tenente-coronel Henrique Piovezam da Silveira, atual comandante do 4º BBM de Criciúma e que atuou como soldado no episódio, a tragédia também impulsionou avanços na corporação. “Hoje temos mais tecnologia, equipamentos modernos e treinamento especializado para operações em estruturas colapsadas, garantindo mais segurança e eficiência”, afirma.

QUER SUGERIR UMA NOTICIA
Continue lendo
Clique para comentar

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Topo