Connect with us
SCTODODIA

SCTODODIA

Santa Bárbara: a padroeira dos mineiros

Cotidiano
D313253151e
Foto: Divulgação Rio Deserto

Cotidiano

Santa Bárbara: a padroeira dos mineiros

Em Criciúma, feriado é celebrado

CRICIUMA

Nesta quarta-feira, dia 4, é feriado em Criciúma. Isso porque o dia é da Padroeira dos mineiros, a Santa Bárbara. Um dia especial que remete ao passado e ao presente. Ao passado, porque a cidade começou a crescer após a extração do carvão, com milhares de mineiros engajados nessa profissão. E ao presente, porque Criciúma se tornou cidade polo na região graças a esse ouro negro, e para oa devotos, graças a proteção de Santa Bárbara aos mineiros que dedicaram a vida ao trabalho.

De acordo com o padre Wilson Buss, paróco da Paróquia Santa Bárbara, em Criciúma, este é um momento especial no que se refere à parte religiosa, por isso os fiéis fazem novena, orações, missas e muitos momentos celebrativos. “E também vários momentos de encontro e confraternização com a imagem que foi pelas comunidades, sempre era primado pela participação e a celebração das comunidades. E também outro aspecto que realmente marca a nossa vida da Santa Bárbara é o resgate da história. Santa Bárbara é a padroeira da Paróquia, sim, no que se refere à parte religiosa, mas também é padroeira da cidade de Criciúma. Acho que é um grande momento, um grande sinal de realmente podermos resgatar e manter viva essa história de Criciúma”, diz o pároco Wilson Buss.

A festa sempre se configura como um momento de oração, de vivência da fé e também momento de encontro das pessoas, de confeternização. “Temos missa hoje às 20h”, completa Buss.

Já o padre Valmor Bueiger lembra que Santa Bárbara é intercessora dos mineiros junto a Deus. “Muitos Mineiros antes de baixar a mina costumam invocar a proteção de Santa Bárbara, a devoção é algo importante para os mineiros que trabalham em lugar de grande risco de acidente. Em Treviso haverá missa e bênção dos Mineiros as 19h na Igreja Matriz. Será um momento de louvar, agradecer e suplicar bênçãos sobre os mineiros”, convida Padre Valmor Bueiger.

Continue lendo
Topo