Connect with us
SCTODODIA

SCTODODIA

Florianópolis perdeu um golfinho a cada 10 dias em 2024

Florianópolis
WhatsApp Image 2024 11 13 At 06.59.31

Florianópolis

Florianópolis perdeu um golfinho a cada 10 dias em 2024

Levantamento aponta que quase metade dos golfinhos encontrados sem vida apresentaram sinais de interação humana

Florianópolis registrou a morte de 31 golfinhos nas praias da cidade, uma média de um animal morto a cada 10 dias, em 2024. O levantamento, realizado pela Associação R3 Animal, aponta que quase metade dos golfinhos encontrados sem vida apresentaram sinais de interação humana, como pesca e ingestão de resíduos sólidos.

O balanço, atualizado nesta terça-feira (12), revela um cenário preocupante: 45,5% dos golfinhos mortos no ano tiveram algum tipo de contato com atividades humanas. Desse total, 60% das mortes estão relacionadas à pesca, enquanto os demais animais foram vítimas da ingestão de lixo, como plásticos e outros resíduos.

Último caso registrado em novembro

O caso mais recente ocorreu em 1º de novembro, quando um golfinho da espécie Stenella foi encontrado morto na Praia Brava, no norte da ilha. A causa da morte não pôde ser identificada devido ao avançado estado de decomposição do animal.

Além disso, a pesquisa revela que 71% dos golfinhos mortos em 2024 pertencem a espécies ameaçadas de extinção, o que agrava ainda mais a situação. O estudo destaca a necessidade urgente de ações para preservar essas espécies e minimizar os impactos das atividades humanas no ecossistema marinho.

Continue lendo
Topo