Connect with us
SCTODODIA

SCTODODIA

Itajaí é contemplada com obras de contenção de cheias

Itajaí
Itajai E Contemplada Com Obras De Contencao De Cheias
Foto: Divulgação/SCTodoDia

Itajaí

Itajaí é contemplada com obras de contenção de cheias

Os investimentos, com recursos Novo PAC, englobam dragagem e duas comportas no rio Itajaí-Mirim, a um custo aproximado de R$ 114 milhões

O projeto executivo para as obras de contenção de cheias no canal retificado do Rio Itajaí-Mirim já foi concluído pela equipe técnica da prefeitura de Itajaí e está na reta final para o lançamento do edital de licitação. A obra vai englobar dragagem, construção de duas barragens, com comportas. O investimento será de R$ 114 milhões e a verba foi conquistada por meio dos projetos apresentados pela prefeitura para o governo federal, dentro do programa Cidades Sustentáveis e Resilientes.

O projeto prevê que as barragens sejam construídas nos pontos de encontro entre o leito do rio Itajaí-mirim e o seu canal retificado, o Itajaí-mirim Novo, que corta a cidade. A primeira comporta será construída no encontro dos rios na região dos bairros Cordeiros e Barra do Rio, e deve regular o fluxo e evitar a entrada da água salgada proveniente do rio Itajaí-açu.

A segunda comporta deve ser construída à montante, no ponto de divisão do rio Itajaí-mirim no bairro Itaipava. Essas barragens devem controlar a vazão das águas entre o curso natural e o canal retificado do rio para evitar as enchentes e alagamentos. Além das barragens, é prevista a construção de um molhe e dragagem nos 7,5 quilômetros de extensão.

O estudo para o projeto da obra foi realizado com levantamento topográfico, análise de imagens de satélites, estudos geográficos, geológicos e hidráulicos. Também levou em conta o histórico das enchentes em Itajaí e região e seus impactos ambientais. O licenciamento ambiental para a obra já está aprovado.

Continue lendo






Publicidade

Leia também
Topo