Connect with us
SCTODODIA

SCTODODIA

45 mil MEIs correm risco de perder o Simples Nacional em SC

Santa Catarina
WhatsApp Image 2024 11 13 At 12.19.59

Santa Catarina

45 mil MEIs correm risco de perder o Simples Nacional em SC

Prazo para regularização das pendências vai até janeiro de 2025. De acordo com a Receita Federal, dos mais de 782 mil MEIs registrados no estado, aproximadamente 45 mil estão com débitos em aberto

Microempreendedores Individuais (MEIs) de Santa Catarina, inadimplentes com a Receita Federal, podem ser excluídos do Simples Nacional.
O prazo para regularização das pendências vai até janeiro de 2025. De acordo com a Receita Federal, dos mais de 782 mil MEIs registrados no estado, aproximadamente 45 mil estão com débitos em aberto. Pessoas com pendências já receberam um comunicado digital detalhando os valores devidos e o prazo para pagamento, que é de 30 dias após a visualização do documento.

Como regularizar as pendências

Os microempreendedores podem quitar os débitos à vista ou de forma parcelada, com o prazo final para o pagamento sendo até janeiro de 2025. Caso a dívida não seja regularizada até essa data, o MEI será excluído, o que pode resultar em uma série de complicações tributárias e administrativas.

Florianópolis lidera a inadimplência em SC

No total, as dívidas de MEIs em todo o Brasil somam R$ 26,7 bilhões, e Santa Catarina não está imune a esse cenário. Florianópolis é a cidade com o maior número de MEIs inadimplentes no estado, com 5.033 registros. Joinville vem em segundo lugar com 3.841, seguida de Blumenau com 2.680. Outras cidades como Chapecó (1.329 MEIs inadimplentes) e Criciúma (1.124) também apresentam números preocupantes.

Continue lendo
Topo