Cotidiano
Confira os vilões da air fryer
Alimentos podem danificar o aparelho
Por
Matheus Machado
A air fryer é reconhecida por sua praticidade e versatilidade, mas é fundamental adotar certos cuidados para garantir seu funcionamento adequado e prolongar sua vida útil. Confira a seguir alguns alimentos que não são recomendados ao aparelho:
Líquidos
Esses aparelhos são mais indicados para alimentos sólidos que precisam de uma textura crocante, devendo-se evitar o preparo de pratos muito líquidos. O excesso de água, molho ou gordura pode prejudicar o equipamento, por isso, receitas líquidas devem ser preparadas no fogão.
Óleo em excesso
Embora o uso de óleo não seja indispensável, uma pequena quantidade pode ajudar a intensificar a textura crocante dos alimentos na air fryer. No entanto, o excesso de óleo pode resultar em fumaça, superaquecimento e até danificar o revestimento antiaderente do aparelho.
Muito açúcar
Temperaturas elevadas podem fazer o açúcar caramelizar, o que pode danificar a resistência da air fryer e até provocar incêndios. Além disso, o açúcar caramelizado endurece rapidamente, tornando a limpeza difícil e comprometendo o desempenho do aparelho.
Alimentos que grudam
Alimentos que tendem a grudar, como empanados e massas, devem ser evitados diretamente na air fryer, pois podem obstruir as saídas de ar e dificultar a limpeza. Para preparar esses itens, é recomendável usar acessórios específicos, em vez de colocá-los diretamente no cesto.
Grãos
A air fryer não é indicada para cozinhar grãos como arroz ou pipoca, pois não alcança a temperatura necessária para ferver água. Além disso, a presença de água pode ser dispersa pelos ventiladores internos, comprometendo o funcionamento do aparelho.
Com informações de Techtudo.