Santa Catarina
A importância da vacinação contra Influenza
Campanha de Vacinação contra a Gripe completa uma semana; o Dia D será em 10 de maio e vacinação será ampliada ao público geral após essa data
A Campanha Nacional de Vacinação contra a Gripe completou uma semana e a Secretaria de Estado da Saúde de Santa Catarina (SES) reforça o apelo para que os grupos prioritários procurem os postos de saúde e se imunizem o quanto antes.
A ação visa reduzir o impacto das síndromes respiratórias agudas graves, especialmente nos meses mais frios do ano, quando os casos de gripe tendem a aumentar de forma significativa.
Segundo o diretor da Diretoria de Vigilância Epidemiológica (DIVE), João Augusto Fuck, a vacina é segura, eficaz e continua sendo a melhor forma de prevenir complicações graves da doença. “Mesmo quem já teve gripe este ano deve se vacinar, pois os vírus da gripe sofrem mutações frequentes. Por isso, a composição da vacina é atualizada anualmente”, explica.
O Dia D da campanha está marcado para 10 de maio, com a expectativa de mobilizar a população em todo o estado. Após essa data, a imunização será ampliada para toda a população a partir dos seis meses de idade.
A vacina está disponível de forma gratuita nas unidades de saúde municipais. A orientação da SES é que a população busque informações junto às secretarias municipais para saber os locais e horários de vacinação.
Além de proteger contra a gripe, a vacinação também contribui para reduzir a circulação do vírus e, consequentemente, proteger as pessoas ao redor. “Vacinar é um ato de cuidado e responsabilidade coletiva”, destaca a Fuck;
Os grupos prioritários da campanha englobam crianças de seis meses a menores de seis anos, idosos com 60 anos ou mais, gestantes e puérperas, trabalhadores da saúde e da educação, pessoas com comorbidades, povos indígenas, quilombolas e população privada de liberdade, e forças de segurança e salvamento.