Saúde
Conheça os primeiros sintomas da demência
Mais de 1,5 milhão de brasileiros possuem algum tipo da doença
Publicado em
Mais de 1,5 milhão de brasileiros possuem algum tipo da doença
Por
Matheus Machado
A perda de memória é um dos sintomas mais conhecidos da demência, porém, a doença impacta diversas funções cognitivas, não se limitando apenas à memória.
Atualmente, 1,76 milhão de brasileiros vivem com algum tipo de demência. Com o envelhecimento da população, esse número pode chegar a 5,5 milhões até 2050, de acordo com o Ministério da Saúde. Ao suspeitar de demência, é importante considerar diversos sintomas. Caso você ou alguém próximo apresente esses sinais, é fundamental procurar um médico o quanto antes.
Atividades simples, como cozinhar ou lavar a louça, podem se tornar desafiadoras para quem tem demência. Isso ocorre devido ao comprometimento da função executiva, resultando em confusão e lentidão na realização das tarefas. Esquecer palavras de vez em quando é normal, mas quando isso se torna frequente, pode ser um sinal precoce de demência, decorrente da perda de conexões cerebrais.
Pessoas com demência costumam ter dificuldades para dormir. A redução da melatonina, especialmente no caso do Alzheimer, afeta o relógio biológico, intensificando a insônia e o cansaço. A demência pode provocar mudanças de humor, como isolamento, depressão e agressividade. Isso acontece porque a pessoa perde o controle emocional e se sente frustrada diante de suas limitações.
Esse tipo de demência afeta a parte frontal do cérebro, responsável pelo controle das inibições, o que pode gerar comportamentos agressivos e mudanças significativas na personalidade. A frustração por não conseguir realizar tarefas cotidianas ou compreender o que acontece ao seu redor é comum em pessoas com demência, o que frequentemente leva à perda de interesse em interações sociais.