Saúde
Criciúma adota novo esquema vacinal contra a poliomielite
Novo esquema vacinal é composto por três doses antes da criança completar um ano e uma de reforço aos 15 meses
As Unidades Básicas de Saúde (UBSs) de Criciúma já iniciaram a aplicação do novo esquema vacinal contra a poliomielite, em paralelo com o cronograma estabelecido pelo Ministério da Saúde. A vacina oral contra a poliomielite (VOP), a famosa “gotinha”, será substituída pela vacina injetável. Criciúma possui 800 doses disponíveis da vacina.
O secretário municipal de Saúde de Criciúma, Deivid de Freitas Floriano, ressalta que a mudança visa melhorar a proteção das crianças contra o vírus.“Essa alteração é importante porque enquanto a vacina oral (VOP) protegia contra dois tipos de poliovírus, a vacina injetável (VIP) protege contra três”, enfatiza.
De acordo com a gerente de Vigilância em Saúde, Andréa Goulart de Oliveira, desde o início do ano até o momento, mais de 1,7 mil crianças com menos de um ano completaram o esquema primário de vacinação contra a poliomielite no município.
“Em casos mais leves, as pessoas infectadas com esse vírus podem apresentar sintomas semelhantes aos da gripe. Em casos mais graves, o vírus destrói partes do sistema nervoso, causando paralisia permanente nas pernas ou braços, em muitos casos levando à morte”, alerta Andréa.
Novo esquema vacinal
O novo esquema vacinal é composto por três doses antes da criança completar um ano (aos 2, 4 e 6 meses) e uma de reforço aos 15 meses de idade. Com essa mudança, o cronograma de imunização fica organizado desta forma:
1ª dose: aos 2 meses
2ª dose: aos 4 meses
3ª dose: aos 6 meses
Reforço: aos 15 meses