Connect with us
SCTODODIA

SCTODODIA

Gás das queimadas pode trazer malefícios para a saúde

Saúde
Gás das queimadas pode trazer malefícios para a saúde
Foto: Reprodução/Michel Alvim/SECOM /MT

Saúde

Gás das queimadas pode trazer malefícios para a saúde

Concentração de monóxido de carbono (CO) atingiu níveis altos no território brasileiro

Publicidade

A onda de fogo que atinge o Brasil e outros países da América do Sul fez com que a concentração de monóxido de carbono (CO) na atmosfera atingisse “níveis altíssimos” em parte do território brasileiro, segundo a MetSul meteorologia.

A inalação deste gás “incolor, inodoro e até fatal em ambientes fechados” — que cobre principalmente São Paulo e as região amazônica e Centro-Oeste do país — dificulta o transporte de oxigênio no corpo humano e compromete o dia a dia da população.

“O comprometimento do transporte de oxigênio para os tecidos e órgãos pode causar uma variedade de sintomas, desde manifestações leves, como tontura, confusão mental e dificuldade de concentração, até efeitos graves, como dificuldade respiratória e arritmias cardíacas, especialmente em casos de exposição a concentrações elevadas”, explica Lucas Ferrante, doutor em biologia e pesquisador da Universidade de São Paulo (USP) e da Universidade Federal do Amazonas (Ufam).

Ferrante destaca que a Amazônia ocidental é uma “importante exportadora de vapor d’água para o sul e sudeste do Brasil, além de países como Argentina e Paraguai”. Porém, diante das condições climáticas, a região transformou-se em um “grande exportador de um rio voador de fumaça e monóxido de carbono”.

Com informações de EXAME.

Continue lendo
Topo