Connect with us
SCTODODIA

SCTODODIA

São José faz alerta para baixa adesão às vacinas contra HPV e dengue

Saúde
Image 2025 01 23T091925.424

Saúde

São José faz alerta para baixa adesão às vacinas contra HPV e dengue

Vacinação acontece de segunda a sexta-feira, mas a procura tem sido abaixo do esperado, o que preocupa as autoridades sanitárias

A Prefeitura de São José alertou para a baixa adesão às campanhas de vacinação contra o HPV e a dengue, imunizantes disponíveis em todas as Unidades Básicas de Saúde (UBSs) do município. A vacinação acontece de segunda a sexta-feira, mas a procura tem sido abaixo do esperado, o que preocupa as autoridades sanitárias, principalmente diante do aumento de casos dessas doenças preveníveis. A diretora da Vigilância Epidemiológica, Katheri Zamprogna, destacou a importância da imunização como forma mais eficaz de proteção. “Precisamos conscientizar a população sobre a importância de se vacinar e proteger a saúde”, afirmou.

Vacina contra o HPV

O HPV, ou Papilomavírus Humano, é uma das principais causas do câncer de colo de útero e está relacionado a outros tipos de cânceres e verrugas genitais. Desde 2024, a vacina contra o HPV passou a ser aplicada em dose única, substituindo o antigo esquema de duas doses. A imunização é oferecida gratuitamente para jovens de 9 a 14 anos, e também para pessoas até 19 anos que nunca receberam nenhuma dose da vacina.

Vacina contra a Dengue

A dengue, transmitida pelo mosquito Aedes aegypti, pode causar sintomas graves como febre alta, dor no corpo e complicações sérias, incluindo hemorragias e falência de órgãos. Com o aumento das chuvas, o risco de proliferação do mosquito e de casos de dengue também cresce. A vacina disponível para a dengue protege os jovens não só contra a infecção, mas também contra as formas mais graves da doença. A imunização é voltada para a faixa etária de 10 a 14 anos, com duas doses aplicadas com intervalo de três meses.

Como se Vacinar

Para se vacinar contra o HPV ou a dengue, basta comparecer a uma das Unidades Básicas de Saúde do município, levando documento de identificação e, no caso da vacina contra a dengue, um comprovante de residência. A vacinação está disponível de segunda a sexta-feira, e a Prefeitura reforça a importância de se imunizar para evitar complicações de doenças graves.

Continue lendo
Topo