São José inicia vacinação contra a gripe em abril

O município aguarda o envio das vacinas pelo Governo do Estado para iniciar a imunização, que tem previsão de começar em 7 de abril

Vitor Wolff

Publicado em: 1 de abril de 2025

3 min.

A Prefeitura de São José, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, está se organizando para a campanha de vacinação contra a gripe, visando a chegada do inverno e o aumento das doenças respiratórias. O município aguarda o envio das vacinas pelo Governo do Estado para iniciar a imunização, que tem previsão de começar em 7 de abril. O objetivo é garantir a proteção da população contra os principais vírus da Influenza em circulação.

Assim que as doses forem disponibilizadas, a Prefeitura anunciará oficialmente o início da campanha. A vacina estará acessível em todas as 26 Unidades Básicas de Saúde (UBSs), sendo aplicada inicialmente nos grupos prioritários. A campanha será dividida em duas etapas: a primeira fase, a partir de 7 de abril, será exclusiva para grupos prioritários, enquanto a segunda fase começará após o Dia D, em 10 de maio, quando a vacinação será ampliada para toda a população acima de seis meses de idade.

O imunizante fornecido pelo Sistema Único de Saúde (SUS) é do tipo trivalente, oferecendo proteção contra os vírus Influenza A (H1N1), Influenza A (H3N2) e Influenza B. A vacina não provoca gripe e pode ser administrada junto a outros imunizantes do Calendário Nacional de Vacinação. Crianças que receberem a dose pela primeira vez precisarão de um reforço após 30 dias. A imunização leva entre duas e três semanas para garantir a proteção adequada contra o vírus.

Na primeira fase da campanha, o público-alvo inclui crianças de 6 meses a menores de 6 anos, idosos a partir de 60 anos, gestantes, puérperas, trabalhadores da saúde, pessoas com comorbidades ou condições especiais, professores, profissionais das forças de segurança e Forças Armadas, povos indígenas e quilombolas, caminhoneiros, trabalhadores do transporte coletivo, pessoas com deficiência permanente e a população privada de liberdade, além de funcionários do sistema prisional.



× SCTODODIA Rádios