Segurança
Cão ferido é resgatado e tutor preso em Floripa
A ação foi motivada por denúncias e imagens que mostravam o animal ferido, sem tratamento, amarrado em condições precárias
A Polícia Civil de Santa Catarina, por meio da Delegacia de Proteção Animal da DIC da Capital, com apoio da 10ª Delegacia de Polícia e da Diretoria de Bem-Estar Animal (DIBEA) de Florianópolis, prendeu em flagrante um homem no bairro Dunas da Lagoa, por maus-tratos agravados contra um cão da raça american staffordshire. A ação foi motivada por denúncias e imagens que mostravam o animal ferido, sem tratamento, amarrado em condições precárias e sem acesso à água, sendo alimentado por vizinhos.
Durante a operação, os agentes constataram uma situação crítica: o cão estava exposto à chuva, preso por uma corda curta que o impedia de deitar, com um grave ferimento nas costas e sem abrigo, água potável ou alimentação adequada. A cena confirmava o abandono e os maus-tratos severos ao animal, que encontrava-se em sofrimento evidente.
Ao ser interrogado, o tutor confessou que não procurou ajuda por medo de ser responsabilizado. Ele foi preso em flagrante e o animal foi imediatamente resgatado pela DIBEA, que o encaminhou para atendimento veterinário e futuro processo de adoção responsável. O caso foi formalizado na Central de Plantão Policial da Capital e o homem permanece à disposição da Justiça.