Segurança
Homem em surto morre após confronto com polícia em SC
A ocorrência foi registrada em um posto de combustível no bairro Barreiros no município de São José
Uma guarnição da Polícia Militar de Santa Catarina (PMSC) foi acionada via Central de Emergência para atender uma ocorrência de um homem agressivo e em surto no Posto Golden, localizado na Rua Leoberto Leal, em Barreiros, nesta segunda-feira (28). Ao chegar ao local, os policiais foram informados de que o indivíduo estava na conveniência do posto, onde uma mulher tentava convencê-lo a sair. A guarnição abordou o homem ainda dentro do estabelecimento e constatou que ele apresentava hematomas na boca e no joelho, falava de forma desconexa, mas inicialmente não mostrava agressividade. Seguindo orientações, ele colocou as mãos na cabeça e foi levado para fora do local sem o uso de algemas.
No momento em que foi solicitado a se identificar, o homem passou a se agitar e desobedeceu às ordens dos policiais, retornando para dentro da conveniência. Temendo pela segurança dos funcionários e clientes, a guarnição tentou contê-lo, mas o homem resistiu ativamente, agarrando-se às pernas de um dos policiais e desferindo chutes. Durante a resistência, ele ainda tentou retirar a arma de um dos agentes, o que levou ao uso de técnicas de contenção e à aplicação de um choque elétrico com a pistola Spark, no modo drive-stun, para tentar controlá-lo.
Com o auxílio de funcionários e clientes, os policiais conseguiram retirar o homem da conveniência. Próximo à porta, ele se agarrou à maçaneta, quebrando o vidro e causando cortes em si próprio e nos policiais. Do lado de fora, foi possível algemá-lo e conter suas pernas, pois o indivíduo continuava muito agitado e agressivo. De imediato, o Samu foi acionado para atendimento médico devido aos cortes e ao estado alterado do homem. Enquanto aguardavam, um terceiro, que se apresentou como profissional da saúde, verificou que ele ainda apresentava sinais vitais.
Quando a equipe do Samu chegou, constatou que o homem estava entrando em parada cardíaca. Uma segunda ambulância foi acionada para reforçar o atendimento. Apesar das manobras de ressuscitação realizadas pelas equipes médicas, o homem não resistiu e veio a óbito no local. Após a constatação do óbito, a ocorrência foi repassada ao comandante de policiamento do dia, à Polícia Civil e ao Instituto Médico Legal (IML), além da coleta de depoimentos de testemunhas presentes.
Durante a ocorrência, os policiais envolvidos sofreram hematomas nos joelhos e nas mãos, além de terem seus uniformes rasgados. Eles também tiveram contato direto com o sangue do homem e informaram que buscariam atendimento médico posteriormente. Até o fechamento do boletim de ocorrência, o indivíduo não havia sido identificado. Foi realizado levantamento fotográfico da cena e as testemunhas foram liberadas após os procedimentos necessários.