Connect with us
SCTODODIA

SCTODODIA

Climatologista explica falha em previsão de chuvas

Tempo
Fortes chuvas que atingiram à Grande Florianópolis
Foto: Coredec / Governador Celso Ramos

Tempo

Climatologista explica falha em previsão de chuvas

Fortes chuvas em SC geram críticas às previsões climáticas. Ronaldo Coutinho esclarece limitações dos modelos meteorológicos

As fortes chuvas que atingiram a Grande Florianópolis e o Litoral Norte de Santa Catarina causaram polêmica nas redes sociais. Os modelos apresentados pela Defesa Civil e as previsões meteorológicas não previram a grande quantidade de chuvas registradas nas regiões.

O climatologista Ronaldo Coutinho, da Climaterra, esclareceu a situação em suas redes sociais. “É importante destacar que nenhum modelo meteorológico ou mapa apontou, de forma precisa, a possibilidade de uma chuva tão intensa e localizada em Florianópolis nas últimas horas. Apesar dos avanços tecnológicos, eventos extremos e pontuais podem ocorrer sem serem detectados com antecedência pelos sistemas disponíveis.”

Coutinho também ressaltou que há semanas vinha alertando sobre o aumento das chuvas em janeiro. “Temos destacado a possibilidade de volumes significativos em diferentes regiões de Santa Catarina. Nosso trabalho é informar as tendências gerais e alertar sobre riscos quando identificados nos modelos.”

Nas redes sociais, internautas expressaram opiniões sobre a situação:

“Não sei se foi por desespero diante de uma situação tão abrupta ou por ignorância, mas culpar o Coutinho? A que ponto chegamos.”

“É fácil culpar alguém depois que as coisas acontecem, mas os únicos culpados somos nós mesmos. Ronaldo Coutinho sempre foi transparente nas notícias, alertando e orientando.”

“Acredito que você sempre dá o seu melhor com sua equipe, mas somos pequenos diante da Natureza. Mesmo com alertas, muitas vezes as pessoas não mudam suas atitudes.”

Continue lendo
Topo