Variedades
Por que gatos miam mais para humanos do que para se comunicar entre si?
Curiosidade pode chamar a atenção de muitos adoradores dos felinos
Publicado em
Curiosidade pode chamar a atenção de muitos adoradores dos felinos
Por
Matheus Machado
Originalmente, os gatos eram criaturas solitárias. Isso significa que eles preferiam viver e caçar sozinhos, e não em grupos. A maior parte de seu comportamento social era restrita às interações entre mãe e filhote. Fora desse relacionamento, os gatos raramente miam uns para os outros.
Entretanto, quando os gatos começaram a conviver com humanos, essas vocalizações adquiriram novos significados. De muitas maneiras, quando um gato mia para nós, é como se ele nos visse como seus cuidadores, assim como suas mães felinas.
Provavelmente, os gatos foram os primeiros a encontrar humanos há aproximadamente 10.000 anos, quando as pessoas começaram a estabelecer assentamentos permanentes. Esses assentamentos atraíram roedores, que, por sua vez, atraíram gatos em busca de presas. Os gatos menos temerosos e mais adaptáveis prosperaram, beneficiando-se de um suprimento consistente de alimentos. Com o tempo, esses gatos desenvolveram laços mais estreitos com os humanos.
Ao contrário dos cães, que foram criados por humanos para obter características específicas, os gatos essencialmente se domesticaram. Aqueles que conseguiam tolerar e se comunicar com os humanos tinham uma vantagem de sobrevivência, levando a uma população bem adaptada para viver ao lado das pessoas.
Com informações de Galileu/Globo.