Criciúma
Sorvetes naturais: alívio para pets no calor extremo
Proteja seu pet do calor intenso com cuidados especiais e receitas de sorvetes naturais que ajudam a manter os animais frescos e hidratados
O calor excessivo tem sido predominante em Santa Catarina nesta primeira semana de 2025. Com a maioria das cidades registrando temperatura acima dos 30º, algumas regiões chegaram a registrar um calor acima dos 50º. Os dados são da central de monitoramento da Secretaria da Proteção e Defesa Civil.
No Litoral Sul, por exemplo, a temperatura tem ultrapassado a marca dos 40°C. Além disso, as madrugadas também têm sido quentes, com mínimas que em alguns dias não são inferiores aos 20°C no interior do estado e com a baixa umidade relativa do ar atingindo os seus piores índices.
Diante disso, surge a preocupação também com o bem-estar animal. De acordo com Juliana De Abreu Pereira, doutora e coordenadora do curso de Medicina Veterinária da Faculdade Anhanguera de Joinville, em altas temperaturas, pets precisam de cuidados especiais para evitar problemas de saúde, como desidratação, queimaduras e hipertermia. Para a especialista, uma alternativa que pode contribuir com a saúde dos animais são os sorvetes naturais feitos em casa, especialmente preparados para atender às necessidades nutricionais dos pets.
“No calor excessivo, preparar sorvetes naturais ajuda a manter os pets frescos e hidratados, como também, ajuda na prevenção do superaquecimento e desidratação, que podem ser perigosos para sua saúde animal. Durante o calor, alguns animais podem perder o apetite. Dessa forma, é importante que os responsáveis evitem oferecer alimentos nos horários de maior calor e optem por petiscos mais leves. Quanto às refeições, é preciso ajustar os horários para momentos mais frescos do dia, como o início da manhã e o final da tarde”, alerta.
De acordo com a Dra. Juliana, os sorvetes para cães e gatos devem ser preparados de forma segura, com o uso de ingredientes adequados para animais.
“Os sorvetes naturais caseiros oferecem uma série de vantagens em relação aos sorvetes comerciais para animais de estimação. Em primeiro lugar, eles permitem que os proprietários tenham controle total sobre os ingredientes, garantindo que sejam saudáveis e seguros, pois são livres de corantes, conservantes e açúcares adicionados, o que os torna uma opção mais saudável. Também são personalizáveis, permitindo a adaptação das receitas de acordo com as preferências e restrições alimentares de cada bichinho”, sugere.
Para o preparo dos sorvetes, a veterinária recomenda usar como ingredientes frutas como banana, morango e maçã, iogurte sem açúcar, caldo de carne ou frango, e até cenoura. “Importante não fornecer ingredientes tóxicos para animais, como uvas, chocolate e xilitol. Ao escolher os itens, verifique com o médico veterinário do seu animal se eles são seguros para o tipo de animal que você possui. Evite adicionar açúcares e produtos lácteos com alto teor de gordura, pois podem causar desconforto gastrointestinal”.
Vale ressaltar ainda, que as raças braquicefálicas; como Bulldogues, Pugs e Shih Tzus, têm maior dificuldade em regular a temperatura corporal devido ao focinho curto e são mais vulneráveis ao calor. Filhotes, animais idosos ou aqueles com problemas de saúde também necessitam de cuidados redobrados durante o calor intenso.
Confira algumas receitas simples e saudáveis de sorvetes caseiros para os pets elencados pela professora e doutora em Medicina Veterinária:
Sorvete de banana:Misture bananas maduras com iogurte natural sem açúcar, despeje em formas de picolé e congele;
Sorvete de frutas vermelhas:Combine morangos e mirtilos com água de coco, batata e congele;
Sorvete de cenoura:Cozinhe cenouras, mistura com caldo de frango sem sal, congele em pequenas porções;
Sorvete de morango: Bata a fruta com água no liquidificador e leve ao congelador. Morangos são ricos em fibras e vitamina C e são seguros para a maioria dos cães;
Petisco congelado: coloque o petisco do seu pet em um recipiente com água e leve até o congelador. Depois, é só servir. Eles ficarão concentrados por pelo menos 30 minutos com o “brinquedo”, além de se refrescarem e se hidratarem;
“Na hora de dar o sorvete ao seu pet sirva em pequenas porções, especialmente se seu animal de estimação não estiver acostumado”, alerta.