Cotidiano
Novas placas do IMA são instaladas na capital
Sinalização atualizada traz QR Code e adesivo para indicar balneabilidade
O Instituto do Meio Ambiente de Santa Catarina (IMA) iniciou a instalação das novas placas de balneabilidade em Florianópolis. O modelo atualizado, que conta com QR Codes e adesivos indicando se o local está próprio ou impróprio para banho, chegará a outras cidades do litoral catarinense nos próximos dias.
Monitoramento intensificado em 82 pontos
De um total de 238 pontos de análise, 82 locais receberão a nova sinalização. A escolha se baseia na frequência das coletas, priorizando praias onde a análise é feita mais de uma vez por semana.
Em Florianópolis, as placas já estão sendo instaladas nas praias do Norte da Ilha, incluindo Ingleses, Canasvieiras e Ponta das Canas. Além da capital, cidades como Balneário Camboriú, Governador Celso Ramos, Penha, Navegantes, Itajaí, Itapema, Porto Belo e Bombinhas também contarão com a atualização.
Entenda a polêmica sobre a sinalização
Antes da implementação do novo modelo, houve questionamentos sobre a acessibilidade das informações, o que mobilizou até o Ministério Público de Santa Catarina (MPSC). No entanto, o novo formato mantém a indicação direta com adesivos e adiciona dois QR Codes, permitindo que banhistas acessem dados detalhados sobre a qualidade da água.