Um esquema especial de trânsito e segurança foi anunciado nesta segunda-feira (29), pela prefeitura de Florianópolis, para o Réveillon Floripa – 100 Anos de Luz, que acontece nesta quarta-feira (31). As mudanças afetam principalmente a Avenida Beira-mar Norte, seu entorno e também a Beira-mar Continental, com bloqueios e desvios programados ao longo do dia para garantir a segurança do público durante as comemorações de Ano Novo.
A operação será coordenada pela Guarda Municipal de Florianópolis (GMF) e contará com três fases distintas de alterações no tráfego, além de reforço no efetivo e ações preventivas de segurança.
Alterações de trânsito na Beira-mar Norte
Primeira fase – a partir das 18 horas
O trânsito no sentido centro–bairro será desviado para a marginal da Beira-mar Norte. Motoristas que circulam pelas ruas Arno Hoeschl, Avenida Othon Gama D’Eça, Rua Alves de Brito e Avenida Mauro Ramos também serão direcionados para a marginal.
Já quem trafega no sentido bairro–centro utilizará a faixa central da Beira-mar Norte, que funcionará em contramão.
Segunda fase – a partir das 22 horas
Todo o fluxo no sentido bairro–centro será redirecionado para a Praça Celso Ramos, seguindo pela Rua Frei Caneca e Avenida Mauro Ramos. Neste horário, a GMF intensifica o controle de acesso à Beira-mar, com gradeamento e pontos de revista nas ruas Alves de Brito, Arno Hoeschl e na Avenida Othon Gama D’Eça.
A Guarda Municipal alerta que, conforme a chegada do público, o fechamento de vias pode ser antecipado.
Outros pontos de bloqueio incluem:
- Rua Bocaiúva x Travessa Abílio de Oliveira
- Rua Almirante Lamego x Praça Esteves Júnior
- Rua Almirante Lamego x Travessa Rufino José da Silva
- Rua Bocaiúva x Travessa Carreirão
- Rua Bocaiúva x Travessa Harmonia
Terceira fase – a partir das 23 horas
O Elevado Rita Maria será totalmente bloqueado para veículos. Todas as faixas da Beira-mar Norte passam a ser exclusivas para o público do evento.
Os deslocamentos no sentido bairro–centro devem ser feitos pela Rua Bocaiúva ou Avenida Mauro Ramos. Para sair do centro em direção aos bairros, a orientação é utilizar a Avenida Paulo Fontes, Avenida Gustavo Richard, acesso ao túnel ou a Rua Padre Roma.
Beira-mar Continental também terá bloqueios
Na Avenida Beira-mar Continental, onde também ocorre programação especial de Réveillon, as alterações começam mais cedo, a partir das 14 horas. Todas as vias próximas ao evento serão exclusivas para pedestres.
Os bloqueios ocorrerão nos acessos pela Coqueiros, na Ponte Colombo Salles e nas ruas Fúlvio Aducci e Santos Saraiva. O acesso aos bairros Estreito, Balneário e Jardim Atlântico deverá ser feito pelas ruas Fúlvio Aducci e General Eurico Gaspar Dutra.
Reforço na segurança e orientação ao público
A operação contará com 71 agentes da Guarda Municipal, além do apoio dos Agentes Comunitários de Segurança, especialmente no controle do trânsito.
Durante o evento, serão distribuídas pulseiras de identificação para crianças e adolescentes, disponíveis na base da GMF na Praça dos Namorados ou diretamente com as viaturas. A Polícia Militar também realizará a distribuição.
A Guarda Municipal orienta que os motoristas planejem os deslocamentos com antecedência, evitem as áreas com bloqueios e sigam rigorosamente as orientações dos agentes e da sinalização temporária. Em caso de emergência, o atendimento pode ser acionado pelo telefone 153.
FIQUE BEM INFORMADO
📲 Fique por dentro do que acontece em Santa Catarina!
Entre agora no nosso canal no WhatsApp e receba as principais notícias direto no seu celular.
👉 Clique aqui e acompanhe.