Roberto de Carvalho, 73 anos, compartilhou nas redes sociais registros do desfile da Mocidade Independente de Padre Miguel que homenageou Rita Lee, na Marquês de Sapucaí, no Rio de Janeiro. A apresentação ocorreu na noite de segunda-feira (16) e emocionou o público presente no Sambódromo.
A cantora, que morreu em 2023, foi o grande enredo da escola com o tema “Rita Lee, A Padroeira da Liberdade”, desenvolvido pelo carnavalesco Renato Lage, que retornou à agremiação em 2025.
Desfile marcado por emoção
Visivelmente emocionado, Roberto de Carvalho desfilou no último carro alegórico da escola. Em vídeo publicado em colaboração com a Mocidade, ele destacou a importância da homenagem.
“Olha, dia 16 de fevereiro de 2026 é um dia que permanecerá escrito na memória de todos os foliões brasileiros, quiçá, internacionais. Esse é um dia especialíssimo, estará sendo comemorada Santa Rita, padroeira da liberdade, homenageada pela Mocidade Independente de Padre Miguel”, afirmou.
A escola entrou na avenida por volta das 22 horas e levou para a Sapucaí elementos que marcaram a trajetória artística e pessoal da cantora, ícone do rock brasileiro e símbolo de liberdade criativa.
Enredo celebrou legado e ativismo
Além da celebração musical, o desfile também reforçou o engajamento de Rita Lee em causas sociais, especialmente na defesa dos animais. A escola incluiu na homenagem o cão Orelha, caso que ganhou repercussão nacional após o episódio ocorrido em janeiro, em Florianópolis.
O roteirista Guilherme Samora, responsável pelo musical “Rita Lee – Uma Autobiografia Musical”, também destacou a dimensão simbólica da apresentação.
“Foi uma celebração. Um culto. Uma devoção com muita cor, alegria, amor, animais e liberdade. Obrigado, Rita. Você é essencial. Ontem, hoje e sempre. Obrigado por chacoalhar esse mundinho. Não tem como descrever a emoção desse desfile tão lindo”, escreveu em publicação conjunta com Roberto.
Evolução teve falha técnica
Apesar da forte carga emocional e do impacto visual, a Mocidade apresentou um espaço aberto entre os setores três e quatro, dentro do campo de visão dos jurados, o que pode influenciar na avaliação final.
Mesmo com o problema técnico, o desfile foi marcado por cores vibrantes, referências à carreira da artista e pela exaltação à liberdade, marca registrada da trajetória de Rita Lee.
A homenagem reforça o legado da cantora como uma das figuras mais influentes da música brasileira e destaca a permanência de sua obra na cultura popular.
FIQUE BEM INFORMADO: 📲 Fique por dentro do que acontece em Santa Catarina!
Entre agora no nosso canal no WhatsApp e receba as principais notícias direto no seu celular.
👉 Clique aqui e acompanhe.