Roberto de Carvalho se emociona em desfile que homenageou Rita Lee

Mocidade também homenageou o cão Orelha, brutalmente assassinado em Florianópolis. Rita era conhecida por seu ativismo em favor dos animais

Redação

Publicado em: 17 de fevereiro de 2026

4 min.
Roberto de Carvalho se emociona em desfile que homenageou Rita Lee. - Fotos: Reprodução/Redes Sociais

Roberto de Carvalho se emociona em desfile que homenageou Rita Lee. - Fotos: Reprodução/Redes Sociais

Roberto de Carvalho, 73 anos, compartilhou nas redes sociais registros do desfile da Mocidade Independente de Padre Miguel que homenageou Rita Lee, na Marquês de Sapucaí, no Rio de Janeiro. A apresentação ocorreu na noite de segunda-feira (16) e emocionou o público presente no Sambódromo.

A cantora, que morreu em 2023, foi o grande enredo da escola com o tema “Rita Lee, A Padroeira da Liberdade”, desenvolvido pelo carnavalesco Renato Lage, que retornou à agremiação em 2025.

Desfile marcado por emoção

Visivelmente emocionado, Roberto de Carvalho desfilou no último carro alegórico da escola. Em vídeo publicado em colaboração com a Mocidade, ele destacou a importância da homenagem.

“Olha, dia 16 de fevereiro de 2026 é um dia que permanecerá escrito na memória de todos os foliões brasileiros, quiçá, internacionais. Esse é um dia especialíssimo, estará sendo comemorada Santa Rita, padroeira da liberdade, homenageada pela Mocidade Independente de Padre Miguel”, afirmou.

A escola entrou na avenida por volta das 22 horas e levou para a Sapucaí elementos que marcaram a trajetória artística e pessoal da cantora, ícone do rock brasileiro e símbolo de liberdade criativa.

Enredo celebrou legado e ativismo

Além da celebração musical, o desfile também reforçou o engajamento de Rita Lee em causas sociais, especialmente na defesa dos animais. A escola incluiu na homenagem o cão Orelha, caso que ganhou repercussão nacional após o episódio ocorrido em janeiro, em Florianópolis.

O roteirista Guilherme Samora, responsável pelo musical “Rita Lee – Uma Autobiografia Musical”, também destacou a dimensão simbólica da apresentação.

“Foi uma celebração. Um culto. Uma devoção com muita cor, alegria, amor, animais e liberdade. Obrigado, Rita. Você é essencial. Ontem, hoje e sempre. Obrigado por chacoalhar esse mundinho. Não tem como descrever a emoção desse desfile tão lindo”, escreveu em publicação conjunta com Roberto.

Evolução teve falha técnica

Apesar da forte carga emocional e do impacto visual, a Mocidade apresentou um espaço aberto entre os setores três e quatro, dentro do campo de visão dos jurados, o que pode influenciar na avaliação final.

Mesmo com o problema técnico, o desfile foi marcado por cores vibrantes, referências à carreira da artista e pela exaltação à liberdade, marca registrada da trajetória de Rita Lee.

A homenagem reforça o legado da cantora como uma das figuras mais influentes da música brasileira e destaca a permanência de sua obra na cultura popular.


FIQUE BEM INFORMADO: 📲 Fique por dentro do que acontece em Santa Catarina!
Entre agora no nosso canal no WhatsApp e receba as principais notícias direto no seu celular.
👉 Clique aqui e acompanhe.



× SCTODODIA Rádios